Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Presidente da Câmara decide adiar votação do pacote anticorrupção

Política

Presidente da Câmara decide adiar votação do pacote anticorrupção

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu adiar a votação do pacote de medidas contra a corrupção que ocorreria nesta quinta-feira (24) no plenário da Casa. A inciativa ocorre em meio à polêmica gerada na Câmara em torno da proposta de criminalizar o caixa dois. Com o adiamento, a votação só deverá acontecer na próxima terça-feira. "[Leia mais...]

Presidente da Câmara decide adiar votação do pacote anticorrupção

Foto: Zeca Ribeiro/Agência Câmara

Por: Matheus Simoni no dia 24 de novembro de 2016 às 14:13

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), decidiu adiar a votação do pacote de medidas contra a corrupção que ocorreria nesta quinta-feira (24) no plenário da Casa. A inciativa ocorre em meio à polêmica gerada na Câmara em torno da proposta de criminalizar o caixa dois.

Com o adiamento, a votação só deverá acontecer na próxima terça-feira. "A nossa obrigação é de cabeça erguida é discutir essa matéria. Eu disse que votada na comissão, seria votado no plenário. E vamos acabar com essa discussão de anistia. é só um jogo de palavras para desmoralizar e enfraquecer o parlamento brasileiro. De hoje e até terça-feira, ouvindo todos o líderes e os presidentes de partido, vamos tomar uma decisão sobre essa matéria", afirmou o democrata.

Os líderes partidários ainda negociam para tentar fazer mudanças no texto do relator Ônyx Lorenzoni (DEM-RS), aprovado na última quarta-feira (23) na comissão especial. Mais cedo, por 312 votos a 65, além de duas abstenções, foi aprovada a urgência para a votação das medidas. Os opositores do texto tentarão aprovar, com destaque de votação em separado, uma emenda que possa garantir a anistia a qualquer crime que esteja vinculado a doação eleitoral legal ou ilegal.

A emenda também sofre resistência por parte de grupos de deputados, que negociam a possibilidade de uma emenda. Eles pretendem manter a criminalização do caixa dois, mas querem garantir que não haja retroatividade. "O nosso plenário tem independência para votar todas as matérias, para aprovar ou rejeitar qualquer texto e ninguém pode se sentir ofendido com essa decisão. Em nenhum momento, ouviram da minha boca que haveria numa votação importante como essa qualquer pegadinha. [...] Então, assim será feita essa votação", afirmou Maia.

Ele também negou que haja articulações para incluir na medida a anistia ao caixa dois eleitoral. “Vamos acabar com essa discussão de anistia, não há anistia de um crime que não existe. É só um jogo de palavras para enfraquecer e desmoralizar o Parlamento”, disse.