Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Portugal aprova mudança de gênero a partir dos 16 anos

Internacional

Portugal aprova mudança de gênero a partir dos 16 anos

Uma lei que permite que jovens mudem de gênero a partir dos 16 anos foi aprovada, na última sexta (13), pelo Parlamento de Portugal. Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser sancionado pelo Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. [Leia mais...]

Portugal aprova mudança de gênero a partir dos 16 anos

Foto: Reprodução/Miguel Hugo Carriço

Por: Marina Hortélio no dia 16 de abril de 2018 às 20:30

Uma lei que permite que jovens mudem de gênero a partir dos 16 anos foi aprovada, na última sexta-feira (13), pelo Parlamento de Portugal. Para entrar em vigor, o texto ainda precisa ser sancionado pelo presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa. Ao ser ratificada, a proposta foi comemorada por deputados e pessoas que assistiam à votação na Assembleia da República.

Segundo a nova lei, os jovens lusitanos podem mudar de gênero e nome no registro civil a partir dos 16 anos, sem a necessidade de apresentar relatório médico para efetuar as mudanças. Apesar disso, os adolescentes ainda precisam de aprovação dos pais para dar continuidade às alterações.

O texto ainda proíbe as cirurgias ou tratamentos farmacológicos para a alteração do corpo ou características de bebês e crianças intersexuais, ou seja, que não se encaixam nas características típicas de corpo feminino ou masculino, com exceção de “situações de comprovado risco para a saúde”.