Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Internacional

/

Reino Unido e União Europeia entram em acordo sobre transição do Brexit

Internacional

Reino Unido e União Europeia entram em acordo sobre transição do Brexit

O Reino Unido e a União Européia fecharam um acordo sobre o Brexit. As regras da saída do país norte-europeu do bloco foram divulgadas hoje. Segundo o negociador do lado britânico, David Davis, a decisão passa a valer em 29 de março de 2019 e deverá durar até o fim de 2020. [Leia mais...]

Reino Unido e União Europeia entram em acordo sobre transição do Brexit

Foto: Divulgação/ European Union 2014 - European Parliament

Por: Marina Hortélio no dia 19 de março de 2018 às 16:21

O Reino Unido e a União Europeia fecharam um acordo sobre o período de transição do Brexit. As regras da saída do país norte-europeu do bloco foram divulgadas hoje. Segundo o negociador do lado britânico, David Davis, a decisão passa a valer em 29 de março de 2019 e deverá durar até o fim de 2020.

Já o representante europeu, Michel Barnier, afirmou que, apesar de não ser o fim da transição, o contrato é um “largo passo na saída ordeira do Reino Unido [do bloco]”.

Segundo a Folha, um dos pontos principais do acordo é a manutenção dos direitos iguais entre a população da UE e do Reino Unido. A situação da Irlanda do Norte também foi discutida. O documento prevê que a região continue como parte do mercado comum e da união aduaneira propostos pelas regras do bloco europeu.

Ainda segundo o jornal, alguns temas deverão ser negociados separadamente, entre eles a questão da fronteira das Irlandas e o futuro de Gibraltar, território britânico na península Ibérica que é disputado entre o Reino Unido e a Espanha.