Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Internacional

Bloqueio marítimo seria ʹdeclaração de guerraʹ, alerta Coreia do Norte aos EUA

O governo da Coreia do Norte alertou, em publicação feita neste domingo (10), que um bloqueio marítimo ao seu país seria \"uma declaração de guerra\". A afirmação é referente a uma das novas sanções que os Estados Unidos planejam impor a Pyongyang após o lançamento de seu último míssil balístico. [Leia mais...]

 Bloqueio marítimo seria ʹdeclaração de guerraʹ, alerta Coreia do Norte aos EUA

Foto: KCNA

Por: Laura Lorenzo no dia 10 de dezembro de 2017 às 13:49

O governo da Coreia do Norte alertou, em publicação feita neste domingo (10), que um bloqueio marítimo ao seu país seria \"uma declaração de guerra\". A afirmação é referente a uma das novas sanções que os Estados Unidos planejam impor a Pyongyang após o lançamento de seu último míssil balístico. \"Os movimentos dos Estados Unidos para impor um bloqueio marítimo nunca podem ser tolerados, pois constituem uma clara violação da soberania e dignidade de um Estado independente\", afirma um comunicado publicado no jornal oficial \"Rodong Sinmun\".

Ainda de acordo com o artigo, Washington \"tenta abertamente impor um bloqueio marítimo contra a RPDC (República Popular Democrática da Coreia, nome oficial da Coreia do Norte) para estrangular sua economia em tempos de paz\", que faz parte do plano que o país aplica \"há décadas\" para \"aumentar o isolamento\" de Pyongyang.

O comunicado, que também foi divulgado pela agência estatal KCNA, salienta ainda que os tratados internacionais estabelecem que o bloqueio econômico de um país em tempos de paz constitui \"um ato ilegal e considerado uma invasão\". \"Mesmo o menor movimento para implementar um bloqueio marítimo receberá uma resposta de autodefesa imediata e implacável da RPDC\", completa o artigo.