Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Presidente e secretária da Fifa são denunciados ao Comitê de Ética da entidade

Esportes

Presidente e secretária da Fifa são denunciados ao Comitê de Ética da entidade

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, e a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, foram denunciados ao Comitê de Ética da entidade pelo o professor de Direito da Universidade de Nova York, Joseph Weiler, ex-integrante do Comitê de Governança da Fifa. A informação foi divulgada pelo jornal "The New York Times" nesta quarta-feira (13).[Leia mais...]

Presidente e secretária da Fifa são denunciados ao Comitê de Ética da entidade

Foto: Reuters

Por: Paloma Morais no dia 13 de setembro de 2017 às 18:30

O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Gianni Infantino, e a secretária-geral da Fifa, Fatma Samoura, foram denunciados ao Comitê de Ética da entidade pelo o professor de Direito da Universidade de Nova York, Joseph Weiler, ex-integrante do Comitê de Governança da Fifa. A informação foi divulgada pelo jornal "The New York Times" nesta quarta-feira (13).

De acordo com o autor da denúncia, os integrantes da Fifa intefiriram no trabalho do Comitê, que verificava a integridade dos candidatos a cargo na Fifa. Na denúncia, Weiler afirma que Infantino e Fatma atuaram a favor de Vitaly Mutko, vice-primeiro ministro da Rússia, que tentava se reeleger na sua função no Conselho da Fifa. Ele acabou excluído da Fifa em fevereiro deste ano. 

A acusação de Weiler confirma o depoimento prestado nesta quarta, pelo  ex-chefe do Comitê de Governança, o português Miguel Maduro. Ele afirmou ao parlamento britânico que Infantino agiu para impedir a exclusão de Mutko do Conselho da Fifa.