Quarta-feira, 07 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Esportes

/

Caso VR3: Bahia aciona a Fifa; vice diz que processo "está longe de acabar"

Esportes

Caso VR3: Bahia aciona a Fifa; vice diz que processo "está longe de acabar"

Diante do arquivamento do processo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o Vitória diante da suposta escalação irregular do zagueiro Victor Ramos, o Bahia anunciou que ingressou com uma ação na Fifa há cerca de um mês para que o pleito fosse julgado. [Leia mais...]

Caso VR3: Bahia aciona a Fifa; vice diz que processo "está longe de acabar"

Foto: Felipe Oliveira / Divulgação / Bahia

Por: Matheus Simoni no dia 02 de junho de 2016 às 22:17

Diante do arquivamento do processo pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o Vitória diante da suposta escalação irregular do zagueiro Victor Ramos, o Bahia anunciou que ingressou com uma ação na Fifa há cerca de um mês para que o pleito fosse julgado.

Em contato com o Metro1 nesta quinta-feira (2), o vice-presidente do Bahia, Pedro Henriques, lamentou a medida adotada pela Corte para anunciar a decisão. "Nossa leitura sobre essa situação do STJD é, primeiro, de surpresa. Porque mais uma vez a gente toma conhecimento de um andamento de um processo primeiro pela imprensa. O correto, tecnicamente, o que se espera no meio jurídico pelo menos é que as partes sejam intimadas na decisão. E o Bahia não vinha sendo nesse processo, inclusive a gente fez uma petição recentemente para solicitar a tramitação regular desse processo", disse o dirigente.

Ainda de acordo com Pedro Henriques, o processo ainda deve continuar em outras instâncias, já que ainda cabem recursos. Mesmo diante disso, o Tricolor já ingressou com uma ação na Fifa para tratar do caso. "A decisão, na verdade, acabou não nos surpreendendo. A gente já tinha noção de como funcionam as coisas por aqui. Até por isso, já tem aproximadamente um mês que o Bahia entrou com uma ação na Fifa sobre esse assunto. Está longe de acabar porque, na nossa leitura, há alguns equívocos no processo do STJD, então ainda cabe recurso aqui embaixo. Em paralelo, a ação já tramita na Fifa. A gente ainda não teve acesso aos autos do processo depois dessa decisão que foi publicada pela imprensa, mas o trecho que tem o documento da Fifa que o relator transcreve na verdade confirma a nossa tese de que houve uma burla ao sistema TMS, já que o sistema internacional exige o uso do TMS, que não foi usado", afirmou. "Não vi no trecho colocado nenhuma menção de dizer que a transferência foi nacional. E aí, efetivamente, o pessoal do SJTD pegou a decisão e disse que servia para o que eles queriam dizer", ressaltou o cartola.

O dirigente tricolor disse ainda quais os próximos passos que o clube deve seguir. "Vamos seguir analisando o processo nos manifestando dentro do processo, que é como deve ser feito no direito. Esse é um assunto que o Bahia leva a sério, porque nos preocupamos muito com o respeito às regras. O processo está na Fifa, vai continuar correndo aqui também no STJD. Certamente no futuro vamos saber as decisões finais. Confiamos principalmente na decisão que virá da Fifa", declarou.

Nesta quinta, o STJD arquivou processo, alegando que não houve irregularidade, já que a transferência do atleta foi considerada nacional. Confira a decisão.