Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Economia

/

ʹInventaram desculpas para não fazerʹ, diz Afif sobre Refis para microempresas

Economia

ʹInventaram desculpas para não fazerʹ, diz Afif sobre Refis para microempresas

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, falou sobre o programa de refinanciamento de dívidas de micro e pequenas empresas (Refis), aprovado no final do ano passado pelo Congresso. [Leia mais...]

ʹInventaram desculpas para não fazerʹ, diz Afif sobre Refis para microempresas

Foto: Beto Barata/PR

Por: Matheus Morais e Gabriel Nascimento no dia 23 de fevereiro de 2018 às 08:33

Atualizado: no dia 23 de fevereiro de 2018 às 08:48

O presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, falou sobre o programa de refinanciamento de dívidas de micro e pequenas empresas (Refis), aprovado no final do ano passado pelo Congresso. Para ele, "fizeram[o Refis] para os grandes e na hora dos pequenos inventaram um monte de desculpas para tentar não fazer".

"São coisas da burocracia, fere o princípio da isonomia. Você tem que fazer primeiro para o pequeno, fizeram o contrário. Estamos na luta para conquistar isso", disse em entrevista à Rádio Metrópole, na manhã desta sexta-freira (22).

Afif acredita haver uma distância profunda entre o "Brasil real" e o "Brasil legalʹ. "O real é composto por 98% de pequenas atividades, você vai olhar municípios, se você tiver 200, 300, que tenham médias e grandes empresas é muito. No restante, toda atividade econômica é feita pelo pequeno. O popular, por conta própria, é quem está gerando empregos, o que os grandes não estão fazendo. Os grandes investiram em robô. Quem segura a renda é o pequeno, mas sobre ele não existe o olhar. É muito teórico o sistema econômico, muito feito em cima dos que ganham dinheiro com dinheiro, não quem ganha com trabalho. Isso precisa ser revertido urgentemente para a gente olhar essa explosão de criatividade. Mesmo com a crise, as pessoas arrumaram um caminho para seguir", analisou.