Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Morre Maryse Condé, grande voz negra da literatura francófona, aos 90 anos

Cultura

Morre Maryse Condé, grande voz negra da literatura francófona, aos 90 anos

Já em seu livro de estreia, "Heremakhonon", ela provocou polêmica pela virulência de suas críticas às misérias da vida na Guiné

Morre Maryse Condé, grande voz negra da literatura francófona, aos 90 anos

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 02 de abril de 2024 às 12:30

Morreu na madrugada desta terça-feira (2), a escritora Maryse Condé, considerada a grande voz negra da literatura francófona. Autora de livros como "A árvore da vida" (1987) e "O último dos reis africanos" (1994), ela tinha 90 anos. A notícia foi dada por seu marido, Richard Philcox, à AFP, sem revelar a causa da morte.

Maryse já havia sofrido um acidente vascular cerebral e tinha uma doença neurológica que a obrigou a ditar o seu último romance: "O Evangelho do Novo Mundo". Nascida em Pointe-à-Pitre, em fevereiro de 1934, ela abordou em sua longa obra temas como África, a escravidão, o colonialismo, a diáspora e as múltiplas identidades negras.

Vencedora do New Academy Prize de 2018, uma espécie de Nobel alternativo, teve seu nome cotado diversas vezes para o Prêmio Nobel de Literatura de fato, mas nunca chegou a ganhar. 

Era muito conhecida nos Estados Unidos, onde viveu por 20 anos em Nova York. Ali, inaugurou e dirigiu um centro de estudos francófonos na Universidade de Columbia. "Sempre trabalhei com ela em diferentes editoras e admirava profundamente sua influência, sua coragem. Inspirou muitos escritores a iniciar uma carreira", declarou à AFP seu editor, Laurent Laffont.

Curiosamente, ela só começou a escrever aos 42 anos, após 12 anos de dificuldades, e conseguiu também graças a Richard Philcox, que se tornou seu tradutor. Estreou em 1976, com "Heremakhonon", livro onde expunha as misérias da vida na Guiné e que chegou a ser retirado de circulação pela virulência da abordagem.