Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cultura

/

Morre Richard Serra, um dos mais importantes artistas do século 20, aos 85 anos

Cultura

Morre Richard Serra, um dos mais importantes artistas do século 20, aos 85 anos

Considerado o "poeta do aço", ele tem gigantescas obras expostas no mundo inteiro, dos museus de Paris ao deserto do Catar

Morre Richard Serra, um dos mais importantes artistas do século 20, aos 85 anos

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 27 de março de 2024 às 08:30

Morreu nesta terça-feira (26), o escultor norte-americano Richard Serra, um dos principais nomes da arte contemporânea, aos 85 anos. Ele estava com pneumonia e faleceu em sua casa de Long Island, estado de Nova York, segundo informou seu advogado, John Silberman, ao jornal The New York Times.

Criador de obras monumentais a partir de placas de aço, Serra tem peças em exposição em todo o mundo, dos mais importantes museus de Paris ao deserto do Catar. Em alguns momentos, as obras enormes e arredondadas, de aspecto minimalista, provocaram polêmica por sua natureza imponente.

"Quando você observa minhas obras, não lembra de nenhum objeto. Fica uma experiência, uma passagem. Experimentar uma das minhas peças é sentir uma noção de tempo, do lugar e reagir a isso. Não é lembrar de um objeto porque não há objeto para reter", explicou o artista em 2004.

Nascido na cidade de San Francisco em 2 de novembro de 1939, tendo a mãe de origem judia russa e o pai espanhol, Richard Serra estudou Literatura Inglesa na Universidade da Califórnia, antes de ser admitido em Yale para estudar Artes Plásticas. Graças a uma bolsa de estudos, ele se mudou para Paris, onde passava quase diariamente pelo local de trabalho do escultor romeno Constantin Brancusi no Museu Nacional de Arte Moderna.
Foi o que fez o então aspirante a pintor dedicar-se à escultura.

Entre suas obras, destacam-se "Tilted arc" (1981), uma gigantesca placa de metal de 3,6 metros de altura e 36,6 metros de comprimento instalada na Federal Plaza de Nova York, e que incomodava tanto as pessoas que precisou ser desmontada oito anos depois, como resultado de uma longa batalha judicial.