Cultura
Artistas lamentam morte do maestro Letieres Leite: "Música perdeu hoje um de seus maiores fornecedores"
Ao longo da carreira, Letieres trabalhou com nomes como Ivete Sangalo, Maria Bethania e Caetano Veloso
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Em um dia triste para a música baiana e brasileira, diversos artistas lamentam a morte do maestro Letieres Leite. Ao longo da carreira, Letieres trabalhou com nomes como Ivete Sangalo, Maria Bethania e Caetano Veloso.
"Formado pela prática nos trios elétricos, autodidatismo, cursos específicos na UFBA e por estudos em Viena, esse portento da música, há anos à frente da Orkestra Rumpilezz, aquele deslumbramento de sopros e percussão, e do requintado Quinteto que leva seu nome, Letieres teve diálogo com as mais densas expressões da música brasileira, de Moa do Catendê a Toninho Horta, passando por Hermeto Paschoal, Daniela Mercury e Lulu Santos - além de ter sido, por anos, a base do trabalho de Ivete Sangalo", escreveu Caetano Veloso.
A cantora Ivete Sangalo, que foi parceira do cantor e compositor por mais de 12 anos, escreveu em rede social sobre o "amigo genial": "Só aprendi coisas maravilhosas convivendo com você. A Deusa música nos uniu e me presenteou com essa alma linda que é a sua. Estou triste por sua partida. Não esquecerei jamais as inúmeras contribuições à música e à minha carreira, pois o seu talento é poderoso demais. Nossas viagens e nossos segredos. Te amo maestro, por tudo e por nossa amizade eterna".
Carlinhos Brown também fez questão de homenagear o músico. "Letieres é do sopro, e o vento de Oyá saberá como conduzir esse filho de Xangô, tão talentoso, bom amigo, e que estava em um momento brilhante de sua carreira. Muito triste com a perda dessa grande alma colaboadora. Siga em paz, companheiro, obrigado por tudo que dividiu conosco", escreveu.
"Na rítmica de cada rima dessa sua, tem um orixá dançando dentro", lembra o rapper Emicida. "Meu amigo e mestre Letieres Leite, nos deixou hoje. Meu peito está em frangalhos. Olhos cheios de água e uma saudade que a partir de agora, só aumenta. Obrigado por todas as aulas mestre. Não estou acreditando…", escreveu nas redes sociais.
Nomes como Daniela Mercury, Ed Motta, Márcia Castro, Paula Lima, Roberta Sá e Pedro Baby também se despediram do maestro com mensagens.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.