Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Estação de metrô Pirajá está pronta para funcionar; inauguração será este mês

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Carlos Martins, fez nesta segunda-feira (14) uma vistoria na estação de metrô Pirajá, oitavo terminal da Linha 1 do sistema metroviário de Salvador e que já está em fase final para a inauguração, programada ainda para o mês de dezembro. [Leia mais...]

Estação de metrô Pirajá está pronta para funcionar; inauguração será este mês

Foto: Daniele Rodrigues/Sedur

Por: Stephanie Suerdieck no dia 14 de dezembro de 2015 às 14:49

O secretário de Desenvolvimento Urbano da Bahia, Carlos Martins, fez nesta segunda-feira (14) uma vistoria na estação de metrô Pirajá, oitavo terminal da Linha 1 do sistema metroviário de Salvador e que já está em fase final para a inauguração, anunciada pelo governo para o mês de dezembro. “O que pudemos ver nesta segunda é um terminal metroviário com as obras concluídas e pronto para entrar em operação. Já no terminal de integração, nota-se que as obras estão em ritmo avançado, o que comprova que estamos dentro do cronograma previsto”, disse o secretário após visita à estação, que é a última do projeto original do metrô de Salvador.

A linha 1 já conta com as estações Lapa, Campo da Pólvora, Brotas, Bonocô, Acesso Norte, Retiro e Bom Juá. Também está em fase de projeto a construção do Tramo 3 do metrô da Linha 1, que terá mais duas estações e levará o sistema até o bairro de Cajazeiras. O terminal conta com duas plataformas laterais, além de escadas rolantes, elevadores, bicicletário e banheiros. De acordo com a secretaria estadual de Desenvolvimento Urbano, o funcionamento dessa estação vai marcar o início da operação comercial do modal, que será integrado aos ônibus metropolitanos e urbanos. Ainda segundo a Sedur, a operação comercial será, inicialmente, somente entre as estações Lapa e Bom Juá, com a estação Pirajá funcionando em operação assistida e horário diferenciado.

O secretário Carlos Martins também visitou outras áreas do Complexo Pirajá, onde ficará localizada, além da estação metroviária, a oficina de manutenção e lavagem dos trens, o Centro de Controle Operacional (CCO) das linhas 1 e 2 e o prédio administrativo do complexo metroviário.