Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Desmatamento desenfreado da Av. Paralela foi somente um dos deslizes da CCR

Cidade

Desmatamento desenfreado da Av. Paralela foi somente um dos deslizes da CCR

Considerada uma das áreas ambientais mais importantes da cidade, a Av. Luiz Viana Filho, a Paralela, construída na década de 1970, abriga espécies em extinção da fauna e da flora provenientes da Mata Atlântica. Até 2015, o motorista que percorria os seus 13 km contemplava inúmeras árvores e lagoas em todo o trajeto [Leia mais...]

Desmatamento desenfreado da Av. Paralela foi somente um dos deslizes da CCR

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 12 de novembro de 2015 às 13:00

Considerada uma das áreas ambientais mais importantes da cidade, a Av. Luiz Viana Filho, a Paralela, construída na década de 1970, abriga espécies em extinção da fauna e da flora provenientes da Mata Atlântica. Até 2015, o motorista que percorria os seus 13 km contemplava inúmeras árvores e lagoas em todo o trajeto. Porém, após a chegada da CCR Metrô Bahia — responsável pela implantação da linha 2 do metrô —, os resquícios de mata no canteiro central, assim como as lagoas, desaparecem aos poucos.

Até aí, trata-se de uma questão meramente controversa, uma vez que o progresso exige certas concessões. Mas, de um dia para o outro, sem aviso algum, o soteropolitano passou a ver a vegetação da Av. Paralela sendo arrancada sem dó e sem ser informado do que aconteceria com aquelas árvores. Por ser uma área de expansão urbana, a Paralela está sujeita à retirada de vegetação, mas em acordo do termo de compromisso firmado entre a CCR e a Prefeitura, a concessionária se compromete a fazer a transposição da área desmatada, o que é difícil acreditar que acontecerá, pois imagens flagraram o uso de serras elétricas na retirada de muitas das 1.300 árvores do local. Como a CCR vai cumprir?

Acordo com secretaria da cidade sustentável e sucom previa transplante

Firmado em julho de 2015, o acordo obrigava a concessionária a plantar cinco árvores para cada retirada — iniciativa que a CCR jura estar cumprindo — além do transplante de árvores remanescentes. “O transplantio deverá ser efetuado preferencialmente para a área do canteiro central da Avenida Paralela ou áreas lindeiras”, diz o documento.
Já um Termo de Ajustamento de Conduta firmado com a Prefeitura e o governo prevê apenas o replantio. Sem focar na parte ambiental, as obrigações estabelecidas para a CCR se limitam na limpeza da cidade, ordenamento do trânsito e recuperação da malha viária.

MP investiga derrubada de árvores

Procurado pelo Jornal da Metrópole, o Ministério Público do Estado (MP-BA) afirmou que acompanha o caso e abriu um inquérito para investigar a derrubada das árvores na Av. Paralela. Segundo o MP, o promotor Sérgio Mendes está à frente do caso e só deve se pronunciar após analisar os documentos.

A CCR rebate as denúncias e garante que o replantio de palmeiras e jambos já está sendo realizado nas margens da Paralela, na saída da Av. Luís Eduardo Magalhães e na área do Centro Administrativo da Bahia. “O projeto prevê ainda a compensação das árvores removidas para a implantação do metrô, com o replantio de 6.700 árvores, principalmente espécies nativas de Mata Atlântica, ao longo de aproximadamente 20 km do novo parque que será erguido junto com a nova linha do metrô”, afirma em nota.

CCR metrô também desrespeitou passarelas

E o caso do metrô não foi o único desrespeito cometido pela CCR nesse ano. Em outubro, a concessionária ignorou o padrão arquitetônico das passarelas de Salvador — cuja assinatura é do arquiteto João Filgueiras Lima, o Lelé, falecido em 2014 — e resolveu criar um novo modelo para o equipamento que ligaria a Estação Bonocô ao ponto de ônibus da região.  Sem respeitar as notificações da Prefeitura, a passarela, felizmente, foi embargada pela Secretaria de Urbanismo de Salvador (Sucom). “É um padrão que foge à história da cidade”, declarou o secretário de Manutenção, Marcílio Bastos.

Confira as fotos do desmatamento na Avenida Paralela: