Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Médico denuncia fraude no Hospital Santa Izabel; Cremeb promete investigar

Cidade

Médico denuncia fraude no Hospital Santa Izabel; Cremeb promete investigar

Uma denúncia feita pelo médico urologista Francisco Costa Neto causou revolta de pacientes que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Santa Izabel, administrado pela Santa Casa de Misericórdia. Segundo Neto, que atuou na instituição por 12 anos [Leia mais...]

Médico denuncia fraude no Hospital Santa Izabel; Cremeb promete investigar

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Bárbara Silveira no dia 09 de outubro de 2015 às 06:00

Uma denúncia feita pelo médico urologista Francisco Costa Neto causou revolta de pacientes que precisam do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Santa Izabel, administrado pela Santa Casa de Misericórdia. Segundo Neto, que atuou na instituição por 12 anos, os pacientes do SUS que precisavam realizar operações eram informados pelos médicos que não haveria vagas para o atendimento gratuito — o que os obriga a pagar o serviço particular.

“Muitos médicos roubavam pacientes do SUS cobrando por cirurgias de próstata, dizendo que não há vagas nos hospitais, para que os pacientes paguem por fora aos médicos”, denuncia.
“Uma grande maioria dos médicos na minha especialidade faz isso como rotina diária. Saí porque denunciei a diretoria do hospital. Era mais fácil me tirar do que tirar o esquema de que faz parte toda a diretoria do hospital”, explica.

Segundo Neto, o valor das cirurgias era recebido por terceiros, para mascarar a fraude. “E não recebem em cheque. Anos atrás, vi a diretora com muitos cheques. Não são médicos, são ladrões. Quem não tem caráter pode ser um bom profissional? Isso existe em todas as especialidades”, acrescenta.

Sindicato dos médicos vê “situação bastante grave” e cobra investigação
Apesar de negar ter conhecimento sobre a denúncia, o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed), Francisco Magalhães, cobrou uma apuração rigorosa do que considerou ser uma “situação bastante grave”. “Eu acho que a comissão de ética do corpo clínico do Hospital Santa Izabel tem por obrigação apurar, bem como o próprio Conselho Regional de Medicina”, disse.

Magalhães defendeu ainda os profissionais da unidade e cobrou a formalização da denúncia por parte do urologista, para que possa ser feita uma investigação. “Eu estou surpreso com essa denúncia, mas acho que ela precisa ser apurada para que não fiquem dúvidas sobre esse tipo de acusação. Se alguém tiver culpa, deve ser punido. Caso contrário, o autor da acusação tem que arcar com as consequências”, disse.

Santa Izabel vai processar médico

O superintendente afirmou ainda que, por conta das denúncias sem comprovação, o Santa Izabel vai entrar com um processo contra Francisco Neto. “Este médico vai ser processado. O Hospital Santa Izabel está sendo sua imagem maculada, então temos o direito de questioná-lo judicialmente. Não resta outra opção porque ele nunca nos procurou. Não há nenhuma evidência disso”, afirmou.

Hospital: “é possível” que ocorram irregularidades
O superintendente da Santa Casa de Misericórdia, Eduardo Queiroz, negou que a prática seja adotada pelos médicos da instituição e destacou que a denúncia foi feita sem nenhum tipo de prova.

“Ele não trouxe elementos para que a gente possa abrir, por exemplo, uma sindicância. É possível, sim, que em um hospital grande ocorram irregularidades, mas não registramos nenhuma denúncia formal do médico citado. A gente sabe que o ser humano a gente não consegue controlar mesmo com politicas e regras, mas esse fato foi inusitado”, afirmou Queiroz.

Sindicância do cremeb

O presidente do Conselho Regional de Medicina (Cremeb), José Abelardo Garcia de Meneses, afirmou que o órgão já instaurou uma investigação do caso. “A apuração ética caberá ao Conselho Regional de Medicina, que já iniciou uma sindicância para apurar as informações”, disse.

O dirigente do Cremeb, porém, afirmou que a denúncia deveria ter sido feita primeiro ao próprio Santa Izabel — embora o médico Francisco Neto tenha dito que a própria diretoria do hospital sabia e participava da fraude. “O que estranha muito o Conselho é saber que o médico deixou de utilizar o que é preconizado no Código de Ética Médica, que é denunciar à própria Instituição, ao Comissão de Ética do Hospital Santa Izabel, e ao Cremeb fatos que ao seu juízo ferem a ética profissional”, declarou.