Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 24 de março de 2024

Cidade

Passarela que era para ser provisória acumula reclamações em Lauro de Freitas

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas instalou, em abril deste ano, uma passarela provisória com estrutura tubular no Km 0,5 da BA-099, a Estrada do Coco. A construção, realizada por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), serviria, na teoria, para atender a necessidade dos pedestres e moradores do Jardim Jaraguá, no bairro de Itinga, até a colocação de uma passarela definitiva. [Leia mais...]

 Passarela que era para ser provisória acumula reclamações em Lauro de Freitas

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Ticiane Bicelli no dia 26 de setembro de 2015 às 16:00

A Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas instalou, em abril deste ano, uma passarela provisória com estrutura tubular no Km 0,5 da BA-099, a Estrada do Coco. A construção, realizada por meio da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop), serviria, na teoria, para atender a necessidade dos pedestres e moradores do Jardim Jaraguá, no bairro de Itinga, até a colocação de uma passarela definitiva.À época, quando também foram instalados novos radares em Lauro de Freitas, o prefeito Márcio Paiva (PP) destacou a importância de possibilitar mais segurança e mobilidade aos usuários.


Porém, quase seis meses após a instalação, o que se nota é justamente o oposto: pedestres evitando utilizar a passarela em função do seu estado de deterioração. A estrutura metálica já foi parcialmente tomada pela ferrugem e o piso de madeira ja está se desprendendo, o que aumenta a desconfiança do pedestre na hora da travessia.
E o pior é que o problema de infraestrutura e segurança não é exclusivo de só uma passarela na cidade de Paiva...

Passarela com buraco
A empregada doméstica Verônica Santos, que trabalha no bairro de Buraquinho e precisa usar a passarela instalada em frente ao Hiper Bompreço diariamente, reclama da conservação do equipamento. “Tem uns buraquinhos lá em cima e eu fico com medo de passar. Vejo muita gente também optando por outro caminho. Até alguns ônibus deixaram de parar ali”, relata.
Inicialmente, agentes de trânsito da Settop monitoravam os equipamentos contribuindo no ordenamento do fluxo de veículos e pedestres. De acordo com moradores, há algum tempo nenhum efetivo é visto por lá.

Sem prazo para deixar de ser provisória
Questionada sobre o prazo para a construção da passarela definitiva no Km 0,5 da BA-099, a de Prefeitura Lauro de Freitas afirmou que a proposta inicial de viabilizar o equipamento junto ao Governo do Estado só será possível com a chegada do sistema metroviário, com um projeto para ligar a estação de transbordo à região do Jaraguá, em Itinga.
O que isso quer dizer? Que não há qualquer garantia de que a passarela definitiva vai sair, que dirá prazo para conclusão.
“A Prefeitura já iniciou os levantamentos para identificar o valor necessário para a nova passarela. Assim que estiverem definidos investimento, cronograma de obras, orientações para os cidadãos e demais especificações, a PMLF e o Governo do Estado  farão a devida divulgação”, disse através de nota.