Cidade
Abaixo-assinado pede permanência de árvores em trajeto do BRT
A obra foi anunciada na semana passada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. De acordo com o texto da petição online, 579 árvores serão arrancadas. Além disso, a gestão municipal deve "tampar" dois rios: o Lucaia e o Camarajipe. [Leia mais...]
Foto: Divulgação
Assinado, até o momento dessa publicação, por mais de 8,5 mil pessoas, um abaixo-assinado pede que a prefeitura de Salvador mantenha as árvores no trajeto em que deve passar o BRT.
A obra foi anunciada na semana passada pelo prefeito de Salvador, ACM Neto. De acordo com o texto da petição online, 579 árvores serão arrancadas. Além disso, a gestão municipal deve "tampar" dois rios: o Lucaia e o Camarajipe.
"O projeto do BRT Lapa Iguatemi destrói a natureza e acrescenta muito cimento, deixando tudo muito feio. As vias elevadas não resolverão o problema do engarrafamento - na verdade, há o risco de piorar esse problema. O custo estimado inicialmente em mais de R$ 1 bilhão faz do BRT Lapa Iguatemi o BRT mais caro do Brasil, isso sem considerar o valor dos ônibus a serem comprados, os sempre esperados aditivos contratuais, e os possíveis casos de superfaturamento da obra e de corrupção".
De acordo com a prefeitura, o primeiro trecho dos corredores do BRT vai ligar a região do Parque da Cidade à estação de integração do metrô na área da rodoviária. O sistema será integrado ao metrô. Ainda segundo a prefeitura, a obra vai possibilitar a criação de linhas exclusivas, em corredores de tráfego próprios e segregado das demais vias. Este primeiro trecho terá 2,9 km de extensão. Veículos utilizados pelo sistema serão do tipo ônibus articulados, com capacidade para 170 passageiros e comprimento máximo de 23 metros, operando a uma velocidade comercial de 25 a 40 km/h. As intervenções ainda envolvem a construção de três viadutos, sendo um no sentido Parque da Cidade/Lucaia, outro na direção Parque da Cidade/Iguatemi e mais um no Iguatemi, perto do viaduto Raul Seixas.
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