Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Mudanças no IPTU devem reaquecer mercado, estima presidente da Ademi

Cidade

Mudanças no IPTU devem reaquecer mercado, estima presidente da Ademi

“O prefeito nos adiantou que, na segunda (26) vai estar reunido com o secretário da Fazenda, Paulo Souto e com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara, para tratar especificamente desse assunto e resolver essa questão que é reconhecida por todos eles. Sim, isso vai reaquecer o mercado e é necessário fazer, pois existe uma distorção e isso cria dois tipos de imóveis e agora você corrige base de cálculo e ficam todos os IPTUs com a mesma base”, afirmou o presidente da Ademi. [Leia mais...]

Mudanças no IPTU devem reaquecer mercado, estima presidente da Ademi

Foto: Divulgação

Por: Alexandre Galvão no dia 23 de março de 2018 às 11:40

Atualizado: no dia 23 de março de 2018 às 11:51

O presidente da Ademi (Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia), Claudio Cunha, disse, em entrevista ao Metro1, que as mudanças anunciadas pelo prefeito ACM Neto (DEM) no ITPU devem impactar positivamente no mercado soteropolitano. O gestor, ontem, sinalizou que pode rever o cálculo do tributo para imóveis novos e para empreendimentos que podem alterar o gabarito de construção.

“O prefeito nos adiantou que, na segunda (26), vai estar reunido com o secretário da Fazenda, Paulo Souto, e com o secretário de Desenvolvimento Urbano, Sérgio Guanabara, para tratar especificamente desse assunto e resolver essa questão, que é reconhecida por todos eles. Sim, isso vai reaquecer o mercado e é necessário fazer, pois existe uma distorção e isso cria dois tipos de imóveis, e agora você corrige base de cálculo e ficam todos os IPTUs com a mesma base”, afirmou.

Ainda de acordo com Cunha, o prefeito se comprometeu ainda em resolver o impasse com a cobrança do imposto para os imóveis que estão na orla da cidade. Antes, eles pagavam 0,5% da taxa de IPTU. Agora, devem pagar 0,1%.

“Ontem tivemos a posse e o prefeito, com alguns secretários, reconheceu as distorções que existem no cálculo do IPTU e se comprometeu em resolver. Isso agrega novo ânimo no setor, corrige e propicia com que os empresários tenham mais confiança e mais incentivo para novos lançamentos”, considerou.

Para 2018, o mercado imobiliário já espera reaquecimento das vendas. “Este ano já vamos ter crescimento e nos próximos anos esse crescimento se dará de forma mais intensa”.

Cláudio Cunha foi empossado ontem como presidente da Ademi para o biênio 2018/2020.