Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Prédio tombado pelo Iphan na Praça Cayru se torna de interesse público

Cidade

Prédio tombado pelo Iphan na Praça Cayru se torna de interesse público

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira (2) um decreto de lei que torna de utilidade pública – que é o primeiro passo para a desapropriação – sete imóveis na região do Comércio, incluindo o sobrado português azulejado branco e azul, na Praça Cayru, que chegou a ser cotado para ser um hotel de luxo da rede Hilton. [Leia mais...]

Prédio tombado pelo Iphan na Praça Cayru se torna de interesse público

Foto: Almiro Lopes/ Correio/ Reprodução

Por: Matheus Morais no dia 03 de setembro de 2015 às 07:49

Foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de quarta-feira (2) um decreto de lei que torna de utilidade pública – que é o primeiro passo para a desapropriação – sete imóveis na região do Comércio, incluindo o sobrado  português azulejado branco e azul, na Praça Cayru, que  chegou a ser cotado para ser um hotel de luxo da rede Hilton. O imóvel é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1969.

Os imóveis serão sede de equipamentos  como o Museu da Música e o Arquivo Público da Cidade. Segundo o Iphan, os prédios integram o conjunto arquitetônico do bairro do Comércio, tombado em 2008. O casarão, de  463,51 m², porém, está descaracterizado por alterações em sua parte interna e inserções de elementos arquitetônicos não condizentes, como lajes e marquises de concreto. A fachada principal é revestida de azulejos industrializados do século XIX, e exibe vãos em forma de ogiva, como em outros edifícios neogóticos.

O casarão é alvo de uma disputa judicial entre dois proprietários, cujos nomes não foram divulgados. Segundo o jornal Correio, a iniciativa de construir um Museu de Música faz parte de uma série de ações da prefeitura para fortalecer a cultura local e promover a cidade internacionalmente. Em julho, Salvador se tornou candidata ao título de Cidade da Música e, caso seja selecionada, a capital baiana será a primeira cidade brasileira a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Unesco no âmbito da música.