Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Com Réveillon para todos os estilos, Salvador ultrapassa o Rio na preferência dos turistas

Cidade

Com Réveillon para todos os estilos, Salvador ultrapassa o Rio na preferência dos turistas

O réveillon de 2017 mal tinha acabado e o carioca Adelino Xavier já tinha certeza de onde passaria a virada em 2018. “Ano passado, foi a primeira vez que fui para Salvador e fiquei muito extasiado [Leia mais...]

Com Réveillon para todos os estilos, Salvador ultrapassa o Rio na preferência dos turistas

Foto: Max Haack/Agecom

Por: Bárbara Silveira no dia 28 de dezembro de 2017 às 08:13

Atualizado: no dia 28 de dezembro de 2017 às 08:53

O Réveillon de 2017 mal tinha acabado e o carioca Adelino Xavier já tinha certeza de onde passaria a virada em 2018. “Ano passado, foi a primeira vez que fui para Salvador e fiquei muito extasiado. Quando eu voltei para o Rio de Janeiro, já fechei o réveillon desse ano mais uma vez em Salvador”, contou o profissional de marketing, que curtiu alguns dias da festa gratuita realizada pela Prefeitura, até então, na Praça Cairu, e acompanhou a virada em um evento fechado na Praia do Forte.

A escolha de Adelino exemplifica bem os dados da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), que mostram que o Rio de Janeiro anda perdendo feio para Salvador quando o assunto é festa da virada. “Teremos 100% de ocupação. Hoje o réveillon de Salvador já é um produto consagrado. Nosso réveillon não era nada e se tornou o número 1 do país. Queremos que continue dessa forma, atraindo cada vez mais turistas”, afirmou o presidente da ABIH, Glicério Lemos.

O levantamento da ABIH mostra que, além de Salvador, locais como Guarajuba, Itacaré e Ilhéus também estão caindo cada vez mais no gosto popular e colocando a Bahia como principal destino para a festa da virada.

Rio perdeu para SSA: “Estrutura me fez voltar"
Para Adelino Xavier, a infraestrutura do Festival da Virada foi o que chamou a atenção. A festa gratuita acontece entre os dias 28 de dezembro e 1º de janeiro, na Arena Daniela Mercury, na Boca do Rio. “A estrutura me fez voltar. Eu achava que seria algo mais perigoso, difícil, e pelo contrário. Ano passado os acessos tinham revista policial. A estrutura me cativou de cara, eu não vou mentir, achava que ia ser bem mais tenso”, contou.

Ocupação hoteleira 20% maior na alta temporada
O aumento da procura pela Bahia no período de Ano Novo tem impactado diretamente na taxa de ocupação dos hotéis de Salvador e das principais cidades turísticas do estado. “Os resultados estão aí. Esse ano nós vamos ter uma alta temporada 20% superior à do ano passado. Não podemos deixar isso cair. A hotelaria vai cuidar bem desses turistas”, afirmou Glicério, que ressaltou as festas de Ano Novo de Guarajuba, Itacaré e Ilhéus como as mais procuradas. “Isso movimenta toda a cadeia do turismo. Porto Seguro, depois de Salvador, é a cidade que mais atrai turistas nesse período”, completou.

Esquema de transporte especial para atender o Festival da Virada Salvador
Um esquema de transporte especial foi montado para atender quem optar em aproveitar o Réveillon no Festival da Virada. De acordo com o secretário de Mobilidade, Fábio Mota, nos primeiros dias a frota vai contar com 700 ônibus.

“Serão 43 linhas funcionando 24 horas. Na virada, somam-se a esses 700 mais 200 ônibus que vão ajudar a retirada das pessoas. Teremos também dois pontos extras de táxi e três pontos de mototáxi, que vai funcionar de forma autorizada pela primeira vez. E teremos também uma linha exclusiva ligando todo o circuito ao metrô”, explicou.

Mais de 70 horas de som: “Seis atrações por dia”
De acordo com o prefeito ACM Neto, o Festival da Virada organizado pela Prefeitura de Salvador vai oferecer mais de 70 horas de música com 34 atrações. “Eu fui pesquisar o que estava acontecendo em termos de Réveillon em outras cidades do país. São Paulo anunciou Claudia Leitte na virada, e são apenas três atrações. O Rio de Janeiro anunciou Anitta e também são apenas três atrações em um dia de festa. Nós aqui vamos fazer cinco dias de festa com, pelo menos, seis atrações por dia”, comemorou Neto.