Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Projeto #Reconectar contará história dos monumentos da cidade a partir de código QR

Cidade

Projeto #Reconectar contará história dos monumentos da cidade a partir de código QR

Com objetivo de valorizar os monumentos históricos de Salvador, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai lançar nesta quinta-feira (17) – Dia do Patrimônio Histórico Nacional – a ação #Reconectar. [Leia mais...]

Projeto #Reconectar contará história dos monumentos da cidade a partir de código QR

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 15 de agosto de 2017 às 18:30

Com objetivo de valorizar os monumentos históricos de Salvador, a Fundação Gregório de Mattos (FGM) vai lançar nesta quinta-feira (17) – Dia do Patrimônio Histórico Nacional – a ação #Reconectar. A iniciativa prevê a instalação de placas com código QR próximas às bases dos objetos que vai permitir que moradores e visitantes da cidade tenham acesso às informações sobre as obras.

Por meio de um celular ou tablet com leitor do código, um link se abre com acesso a dados e um resumo sobre o personagem ou evento retratado naquela obra. Inicialmente, cinco monumentos serão contemplados, na região do Centro Histórico. Até o fim do ano, mais 20 monumentos receberão a placa com o QR Code, uma média de cinco por mês.

No lançamento da iniciativa, nesta quinta, a FGM vai promover também um passeio com o historiador Rafael Dantas, da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). O circuito inicia no monumento ao Visconde de Cayru, atrás do Mercado Modelo; segue (subindo pelo Elevador Lacerda) para a Praça Thomé de Souza, com parada no monumento ao fundador da cidade; continua para a Praça da Sé, onde há parada para visita à estátua de Zumbi dos Palmares e o busto de Dom Pero Fernandes Sardinha; e o percurso finaliza na Praça Castro Alves. As visitas guiadas têm saídas agendadas para 10h e 15h.