Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Yellowbook: médicos lançam livro para facilitar diagnóstico e tratamento de pacientes em Salvador

Cidade

Yellowbook: médicos lançam livro para facilitar diagnóstico e tratamento de pacientes em Salvador

Os médicos Carlos Geraldo Guerreiro de Moura e Clístenes Queiroz Oliveira estiveram na Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (20), e conversaram com Mário Kertész sobre o livro Yellowbook - Fluxos e Condutas da Medicina Interna. A obra lista especialidades da medicina e medicamentos com o intuito de facilitar o diagnóstico e tratamento do paciente. [Leia mais...]

Yellowbook: médicos lançam livro para facilitar diagnóstico e tratamento de pacientes em Salvador

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Gabriel Nascimento no dia 20 de julho de 2017 às 08:14

Atualizado: no dia 20 de julho de 2017 às 08:42

Os médicos Carlos Geraldo Guerreiro de Moura e Clístenes Queiroz Oliveira estiveram na Rádio Metrópole, na manhã desta quinta-feira (20), e conversaram com Mário Kertész sobre o livro Yellowbook - Fluxos e Condutas da Medicina Interna. A obra lista especialidades da medicina e medicamentos com o intuito de facilitar o diagnóstico e tratamento do paciente. 'É uma provocação. Tem um livro muito conhecido na vida internet que é o 'Blackbook'. É um manual que os médicos e enfermeiros usam no ambulatório. Então, decidimos dar uma experiência baiana de medicina interna. Dar um nome mais moderno, essa capa amarela e mostrar o conteúdo', disse Clístenes.

'É um livro didático, colorido, dividido por cores e cada uma tem um significado. Serve para auxiliar nossos colega para que se tenha uma repsosta rápida do que fazer. São 22 especialidades — cardiologia, endocrinologia, dermatologia. Logo após o conteúdo, tem o medicamento, o nome comercial, a diluição. A ideia é facilitar', acrescentou.

'Somos um grupo grande. Cada especialidade ficou responsável por um tópico. Aí deve ter uns 70 médicos. Participaram da diagramação do livro. São coisas básivas para fazer o diagnóstico correto', complementou Carlos. O livro está disponível nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) e pela Editora Sanar.