Quinta-feira, 10 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Vírus que causa dor muscular e insuficiência renal preocupa médicos de Salvador

Cidade

Vírus que causa dor muscular e insuficiência renal preocupa médicos de Salvador

Nos últimos dias, ao menos 9 pessoas já deram entrada em hospitais de Salvador com dores musculares intensas e a urina na cor preta. De acordo com Dr. Gúbio Soares, pesquisador do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em virologia, a enfermidade é causada por um vírus ainda não identificado e, nos estágios mais avançados, pode levar a insuficiência renal [Leia mais...]

Vírus que causa dor muscular e insuficiência renal preocupa médicos de Salvador

Foto: Divulgação

Por: Yasmin Garrido no dia 16 de dezembro de 2016 às 07:30

Nos últimos dias, ao menos 9 pessoas já deram entrada em hospitais de Salvador com dores musculares intensas e a urina na cor preta. De acordo com Dr. Gúbio Soares, pesquisador do laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e doutor em virologia, a enfermidade é causada por um vírus ainda não identificado e, nos estágios mais avançados, pode levar a insuficiência renal. "Nós já sabemos que é um vírus que causa a doença, mas ainda não determinamos qual o tipo", declarou Dr. Gúbio em em entrevista ao G1. 

Tudo indica que a transmissão ocorre por via oral, através do aparelho respiratório. "Como há risco de insuficiência renal, os pacientes devem ficar internados até a urina voltar à cor normal", afirmou.

Uma das pessoas infectadas pelo vírus foi a estudante Giovana Colavolpe, de 24 anos. "Na última sexta (9), eu senti uma dor muito forte no corpo inteiro. Começou no pescoço e foi irradiando. Tomei um relaxante muscular, que não fez efeito, e depois tomei um segundo comprimido e senti uma leve melhora. Quando acordei na manhã de sábado (10), estava ainda com dor e fui para o hospital", contou Giovana ao portal.

De acordo com a estudante, ela ficou internada por cinco dias e passou por tratamento de hidratação e analgésico com o Dr. Antônio Bandeira, médico infectologista. "O paciente não deve, em hipótese nenhuma, tomar anti-inflamatório, porque pode piorar a função renal", adverte o médico. Segundo ele, o tempo de melhora, em média, é de três dias.

Salvador vive "surto"

Bandeira afirmou também que Salvador está vivendo um surto da doença desconhecida. "Anteriormente não tínhamos registro da doença e agora já são 9 casos. Isso configura um surto", declarou. Dos nove pacientes infectados, três ficaram com a urina na cor preta e um dos quadros evoluiu para insuficiência renal. "Apesar do quadro, a insuficiência foi temporária e ela melhorou", conta o médico.

O médico acrescentou ainda que já coletou amostras de pacientes para tentar identificar o vírus. "Precisamos de cerca 10 a 15 dias para conseguirmos fazer essa identifcação", disse. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou, através de nota, que já foi notificada sobre a doença e está investigando o caso.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossa plataforma, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Compartilhar conteúdo.