Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Cidade

Prefeitura publica normas para porte de arma para agentes da Guarda Municipal

Pela primeira vez, as normas de procedimentos para o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal de Salvador (GMS) foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (31). Entretanto, na capital baiana, desde 2015 esses agentes já fazem uso do armamento pessoal e andam armados pela cidade. [Leia mais...]

Prefeitura publica normas para porte de arma para agentes da Guarda Municipal

Foto: Divulgação/ GMS

Por: Luiza Leão no dia 31 de outubro de 2016 às 20:13

Pela primeira vez, as normas de procedimentos para o uso de armas de fogo por agentes da Guarda Municipal de Salvador (GMS) foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (31). Entretanto, na capital baiana, desde 2015 esses agentes já fazem uso do armamento pessoal e andam armados pela cidade. 

Em abril deste ano, um homem foi morto a tiros por um guarda municipal no bairro do Comércio. Anderson Santos de Araújo, conhecido como "Demônio", foi baleado nas costas após luta corporal com agentes. Já em setembro, o empresário Marcelo Dias foi agredido com um soco no rosto por um outro agente da GMS, na região do Itaigara. Em vídeo que circulou nas redes sociais na época, o agente foi flagrado com arma em punho e ameaçando Marcelo. 

De acordo com a assessoria da GMS, a publicação das normas não tem relação com os casos de agressão e abuso de poder. O órgão afirmou que esse procedimento de porte de armas é lícito e autorizado pela Polícia Federal (PF), desde que o armamento esteja cadastrado e os profissionais tenham passado por treinamento. Desde 2012 um convênio com a PF permite que agentes treinados tenham porte da arma de fogo, em qualquer cidade do Brasil que tenha mais de 50 mil habitantes.

Ainda segundo a assessoria, as armas próprias da instituição já foram adquiridas pela Prefeitura de Salvador, mas ainda estão sob posse do Exército para serem cadastradas. Quando forem entregues aos cerca de 650 profissionais treinados, continuarão sendo monitoradas pelo Exército e também pela PF.