Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Sucesso de “Sr. Cidadão” na trilha de “Velho Chico” emociona Tom Zé

Cidade

Sucesso de “Sr. Cidadão” na trilha de “Velho Chico” emociona Tom Zé

“Oh senhor cidadão, eu quero saber, eu quero saber: com quantos quilos de medo se faz uma tradição?” Os versos de Sr. Cidadão, música escrita e gravada pelo cantor e compositor Tom Zé em 1972 embalou muitas cenas da novela Velho Chico, da Rede Globo. Mais contemporânea do que nunca, a canção dialogou com a conjuntura política da ficção de Benedito Ruy Barbosa e a realidade do país [Leia mais...]

Sucesso de “Sr. Cidadão” na trilha de “Velho Chico” emociona Tom Zé

Foto: Reprodução/Facebook

Por: Bárbara Silveira e Gabriel Nascimento no dia 27 de outubro de 2016 às 15:10

“Oh, senhor cidadão, eu quero saber, eu quero saber: com quantos quilos de medo se faz uma tradição?” Os versos de Sr. Cidadão, música escrita e gravada pelo cantor e compositor Tom Zé, em 1972, embalou muitas cenas da novela Velho Chico, da Rede Globo. Mais contemporânea do que nunca, a canção dialogou com a conjuntura política da ficção de Benedito Ruy Barbosa e a realidade do país.

Em conversa descontraída com Mário Kertész nessa quinta-feira (27), Tom Zé afirmou ter ficado emocionado com a repercussão. “Todo mundo viu, os momentos que passou a música que eles fizeram como se fosse um clipe. As pessoas me falaram muito emocionadas e eu também. A Neusa [esposa de Tom Zé] me chamou a atenção para isso, é a pessoa culta aqui de casa”, disse. A trilha sonora da novela contou ainda com canções como “Tropicália”, de Caetano Veloso, “Flor de Tangerina”, de Alceu Valença e “Caravana”, de Geraldo Azevedo. 

>> Tom Zé completa 80 anos, fala de disco e relembra infância em Irará

No dia 9 de novembro, os baianos vão poder acompanhar, ao vivo, a apresentação de Tom Zé em Salvador. “Às19h, na Concha eu tenho um show que é o lançamento do disco. Mas vou no dia 8 pra fazer um bate-papo com essas crianças”, adiantou.  Quando convidado por MK para uma visita à Rádio Metrópole, o músico não hesitou: "Tá aí uma coisa maravilhosa, ô, meu Deus. Eu tô pedindo que marque essa passagem, eles vão pagar uma hospedagem a mais, então, que marque essa passagem de forma que a gente possa ter essa conversa. Não sei qual é o lugar [da rádio], mas vou ver aqui em casa e peço aqui que ligue pra você pra ver se é possível. A gente chega 12h no hotel, pra mais ou menos 14h fazer essa palestra, marcar pra terminar 15h, e como não deve ser longe... Onde é o estúdio da rádio?", questionou.

"Mando buscar você! Bota numa moto, você vem rápido", brincou MK, que acabou se surpreendendo com a resposta: "Tá! Puxa vida, tenho tanta gratidão, toda vez que tenho uma coisa nova você me chama, muito obrigado", finalizou Tom Zé. 

Ouça Sr. Cidadão: 

Ouça a entrevista completa: