Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Estudantes acusam PM de agir com truculência em ato contra Temer na Uneb

Cidade

Estudantes acusam PM de agir com truculência em ato contra Temer na Uneb

Em nota enviada para a imprensa, a UNEB disse que repudia a ação violenta da PM contra os estudantes da universidade, que prometem um novo protesto nesta sexta-feira (2). [Leia mais...]

Estudantes acusam PM de agir com truculência em ato contra Temer na Uneb

Foto: Reprodução / Facebook

Por: Milene Rios e Camila Tíssia no dia 02 de setembro de 2016 às 09:26

Um protesto realizado por estudantes da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), contra o novo presidente Michel Temer, terminou em tumulto na noite dessa quinta-feira (1º). De acordo com os alunos, a polícia chegou agindo com truculência, contra o ato que aconteceu no pátio da instituição no Campus do Cabula. 

“Tudo ocorria pacificamente com gritos de ordem e cartazes, quando chegou um camburão e com arma apontada em nossa direção acompanhada de empurrões, fomos obrigados a sair da pista. Truculência, armas de fogo apontadas para cabeça de estudantes e tentativas arbitrárias de prisão”, disse uma estudante que preferiu não se identificar.

O protesto, que tinha cerca de 50 estudantes, começou por volta das 18h em um das pistas na Rua Silveira Martins, no Cabula. Os estudantes afirmaram que a pedido dos policias deixaram a pista por algumas vezes, mas retomaram o espaço, o que pode ter provocado a insatisfação da polícia.

“Voltaram a nos reprimir de forma mais severa e prenderam um menino sem ele ter feito nada. Eles disseram que iriam quebrar a perna dele e nosso maior medo é que nunca mais o víssemos. Tinha um advogado lá tentando dialogar e eles pegaram o cara pelo pescoço e disseram 'que se foda a lei'. Conseguimos impedir que o menino fosse levado e ele fugiu. Muitas mulheres sofreram empurrões, arma na cabeça e spray no nosso olho”, descreveu a estudante, através das redes socias. 

Em nota enviada para a imprensa, a Uneb disse que repudia a ação violenta da PM contra os alunos da universidade. "É fundamental resguardar o direito constitucional ao livre exercício de expressão e manifestação. Esta universidade expressa o seu apoio aos estudantes e exige o Governo do Estado a apuração urgente do ocorrido e devidas providências, no sentido de punir os responsáveis", diz o comunicado. Os estudantes prometem um novo protesto nesta sexta-feira (2).  

PM nega

Em nota, a PM negou as acusações. "A PM esclarece que não houve agressão física e nem prisão de manifestantes, bem como nenhum policial adentrou na referida instituição de ensino. A 23ª CIPM, unidade responsável pelo policiamento do bairro, permaneceu no local em acompanhamento até o término da manifestação", esclareceu.