Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cidade

Rui Costa anuncia que circuitos do Carnaval terão portais com detector de metais

O governador Rui Costa divulgou nesta terça-feira (19), durante entrega de obras de contenção de encostas no bairro de Canabrava, em Salvador, que os acessos aos circuitos do Carnaval 2016 terão portais com detectores de metais. As saídas das estações de metrô e ônibus também terão o controle dos equipamentos de segurança. [Leia mais...]

Rui Costa anuncia que circuitos do Carnaval terão portais com detector de metais

Foto: Tácio Moreira/Metropress

Por: Jessica Galvão no dia 19 de janeiro de 2016 às 20:07

O governador Rui Costa divulgou nesta terça-feira (19), durante entrega de obras de contenção de encostas no bairro de Canabrava, em Salvador, que os acessos aos circuitos do Carnaval 2016 terão portais com detectores de metais. As saídas das estações de metrô e ônibus também terão o controle dos equipamentos de segurança.

"Esse ano vocês verão uma inovação, que talvez seja a principal inovação que nós vamos experimentar. É um modelo novo, que são portais de acesso aos dois circuitos principais do carnaval. Com isso, nós pretendemos fazer a restrição do acesso de armas brancas, de revólveres, de pistola, seja lá o que for. Então, todas as entradas do carnaval nós deveremos ter portais com detectores de metais e ruas serão bloqueadas para forçar o público de alguma forma a passar por esses portais e esses detectores de metais", disse.

Ainda visando a segurança em um dos eventos mais importantes da capital baiana, Rui afirmou que a ação vai até as áreas de maior circulação de Salvador que viabilizam o acesso aos locais da festa, como estações de ônibus e metrô. "[Com a ação estamos] garantindo o maior cerco possível no entorno do carnaval, nas estações de metrô, nas estações de transbordo, principalmente da Lapa. 100% da saída da Lapa e das estações de metrô serão monitoradas por câmera e por detectores de metal. Ninguém chegará nos circuitos de ônibus ou a pé, que não passe por um detector de metais. Com essa medida estamos gastando mais, mas esperamos que isso surta resultado na redução da violência", afirmou.

Na manhã desta terça-feira, em entrevista a Metrópole, o governador reafirmou o compromisso com a segurança pública na folia deste ano. "Segurança sempre foi e é o que vai continuar sendo o maior volume de recursos. Ano passado foram R$ 36 milhões de segurança, Polícia Militar, Bombeiros e Civil e este ano serão R$ 42 milhões em segurança pública, o maior valor de longe", disse Rui.