Cidade
José Araripe deixa a direção do Irdeb; governador havia prometido mudança
Pelo visto, começaram de fato as mudanças no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). O cineasta José Araripe deixou o cargo nesta terça-feira (12). [Leia mais...]
Foto: Tácio Moreira/Metropress
Pelo visto, começaram de fato as mudanças no Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb). O cineasta José Araripe deixou o cargo de diretor-geral do órgão nesta terça-feira (12). A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia (Secom).
Em maio do ano passado, o governador Rui Costa havia anunciado, em entrevista à Metrópole, a intenção de fazer alterações na estrutura e no enfoque do trabalho do Irdeb. No entanto, até o momento a principal ação havia sido a criação de um grupo de trabalho para reestruturação das torres do órgão no interior do estado.
Araripe assumiu a direção do Irdeb em abril de 2014, ainda no governo Jaques Wagner. O cineasta, entretanto, não tirou a TVE e a Rádio Educadora do marasmo em que estava — a despeito do intenso investimento feito pelo governo nas administrações Wagner e Rui. Durante sua gestão, o instituto ainda se envolveu em polêmicas, como a mudança repentina no canal HD da emissora de TV, de 2.1 para 10.1, sem prévia informação ao público.
No último ano, o Jornal da Metrópole acompanhou os problemas do Irdeb, como o fato de ter programação estimada em 15% de produções próprias, sendo basicamente uma retransmissora da estatal TV Brasil.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.