Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Brasil

Ministério da Saúde já registrou 1.761 casos em 422 municípios no Brasil

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (8), o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, divulgou os novos números da microcefalia no país. Ao todo, foram registradas notificações de 13 estados e do DF, sendo 1.761 casos suspeitos notificados em 422 municípios. [Leia mais.

Ministério da Saúde já registrou 1.761 casos em 422 municípios no Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil (arquivo)

Por: Matheus Simoni no dia 08 de dezembro de 2015 às 10:44

Atualizado: no dia 08 de dezembro de 2015 às 11:48

Em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (8), o diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Claudio Maierovitch, divulgou os novos números da microcefalia no país. Ao todo, foram registradas notificações de 13 estados e do DF, sendo 1.761 casos suspeitos notificados em 422 municípios. Somente na Bahia, foram 180 casos registrados, sendo o estado com o maior número de casos suspeitos do Brasil, ficando atrás de Pernambuco, com 804, e Paraíba, com 316. Também houve o registro de duas mortes em decorrência da doença no estado.

Segundo o governo, o número de notificações segue aumentando. "Serão considerados como microcéfalos os bebês que tenham perímetro cefálico igual ou inferior a 32 cm e não mais 33", disse Maierovitch. "Essa diferença de 1cm leva a um grande número de notificação de crianças que estão no limite da curva de normalidade", completou.

Ainda segundo o diretor, o conjunto do governo federal está mobilizado contra ao vetor aedes aegypti, responsável pela disseminação da dengue, chikungunya e zika vírus. Também estão mobilizados os governos estaduais e as cidades.