Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Anatel inicia bloqueio de aparelhos piratas em maio de 2018

Brasil

Anatel inicia bloqueio de aparelhos piratas em maio de 2018

A diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu, nesta quinta-feira (23), que os celulares piratas no país começarão a ser bloqueados a partir do dia 2018, em primeira etapa, o que afeta apenas os aparelhos irregulares em operação no Distrito Federal e Goiás. [Leia mais...]

Anatel inicia bloqueio de aparelhos piratas em maio de 2018

Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas

Por: Laura Lorenzo no dia 23 de novembro de 2017 às 18:33

A diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu, nesta quinta-feira (23), que os celulares piratas no país começarão a ser bloqueados a partir do dia 2018, em primeira etapa, o que afeta apenas os aparelhos irregulares em operação no Distrito Federal e Goiás. Nas demais regiões, o bloqueio ocorrerá em duas fases, programadas para 8 de dezembro de 2018 e 24 de março de 2019.

São considerados ʹpiratasʹ aqueles aparelhos não certificados pela Anatel ou então que tenham o chamado IMEI (International Mobile Equipment Indentity), que é o número de identificação do aparelho, adulterado, clonado ou que tenha passado por outras formas de fraude. Segundo a Anatel, esses aparelhos não seguem normas de qualidade e segurança.

Outros aparelhos, como tablets e máquinas de cartão de crédito, que também usam chip e acessam a rede de dados das operadoras e que por ventura não sejam certificados pela Anatel, também poderão ser afetados pelo bloqueio.