
Brasil
Governo extingue Reserva Nacional do Cobre para liberar exploração mineral
A Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), localizada na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará será extinguida para que a região seja liberada para exploração mineral. [Leia mais...]

Foto: Reprodução/ TV Globo
A Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), localizada na divisa entre o Sul e Sudoeste do Amapá com o Noroeste do Pará será extinguida para que a região seja liberada para exploração mineral. O decreto sobre a medida tomada pelo Governo Federal foi publicado nesta quarta-feira (23) no Diário Oficial da União (DOU). Coma a deliberação, o Ministério de Minas e Energia está autorizado a estudar concessões no local, que tem potencial para extração de ouro.
A reserva foi criada em 1984 e tem uma área de mais de 4 milhões de hectares. A proposta de revogação do local está sendo discutida desde o início do ano e integra o novo pacote de medidas do Governo Federal no setor mineral.
De acordo com o decreto assinado pelo presidente Michel Temer a abertura da área vai respeitar as normas de preservação ambiental. "A extinção de que trata o art. 1º não afasta a aplicação de legislação específica sobre proteção da vegetação nativa, unidades de conservação da natureza, terras indígenas e áreas em faixa de fronteira", diz texto da publicação. Já a Organização Não-Governamental WWF Brasil divulgou um relatório em julho que aponta que 69% de toda a área da Renca está bloqueada para estudos de exploração mineral. De acordo com a WWF, nove áreas protegidas estão dentro da reserva.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

