Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Empresário Jacob Barata deixa cadeia após determinação de Gilmar Mendes

Brasil

Empresário Jacob Barata deixa cadeia após determinação de Gilmar Mendes

O empresário Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor) Lélis Teixeira deixaram uma cadeia do Rio de Janeiro na manhã deste sábado (19) após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. [Leia mais...]

Empresário Jacob Barata deixa cadeia após determinação de Gilmar Mendes

Foto: Tânia Rêgo/EBC/FotosPúblicas

Por: Luiza Leão no dia 19 de agosto de 2017 às 11:57

O empresário Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do RJ (Fetranspor) Lélis Teixeira deixaram uma cadeia do Rio de Janeiro na manhã deste sábado (19) após decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes.

Os dois haviam sido presos em na Operação Ponto Final, um desdobramento da Lava Jato, no início de julho, apontados como envolvidos em um esquema de corrupção no setor de transportes do Rio. Investigações indicam que houve a participação de empresas e políticos do estado, o que teria movimentado R$ 260 milhões em propina.

Na quinta-feira (17), Gilmar Mendes derrubou uma ordem de prisão do juiz Marcelo Bretas, da Justiça Federal do Rio, ao pedir a soltura de Barata Filho e Teixeira. No entanto, Bretas expediu novas ordens de prisão por outros crimes.

O Ministério Público Federal encaminhou um pedido de impedimento de Gilmar Mendes ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para atuar no episódio, sob a argumentação de que a filha de Barata á casada com o sobrinho do ministro.