
Brasil
Supremo retira da responsabilidade de Moro delações da JBS sobre Lula e Mantega
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (15), retirar do juiz Sérgio Moro parte das delações da JBS que citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Por 3 votos a 1, a determinação atendeu a um pedido dos advogados de defesa. [Leia mais...]

Foto: Lula Marques / AGPT
A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta terça-feira (15), retirar do juiz Sérgio Moro parte das delações da JBS que citam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega. Por 3 votos a 1, a determinação atendeu a um pedido dos advogados de defesa. No entendimento do colegiado, o caso deverá ser remetido para a Justiça Federal em Brasília.
As investigações tratam dos depoimentos nos quais Lula e Mantega são acusados pelo suposto recebimento de recursos ilícitos em contas no exterior, como foi relatado por delatores do grupo empresarial J&F. Os supostos repasses foram narrados nos depoimentos ao Ministério Público Federal (MPF) de Joesley Batista, um dos donos da JBS, e Ricardo Saud, ex-diretor do grupo.
O relator do caso, ministro Edson Fachin, foi vencido na votação. Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski e Celso de Mello entenderam que o processo não poderia seguir na Justiça Federal em Curitiba, sob o comando de Moro, por não se tratar de fatos apurados na Lava Jato.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.