Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Governo do Amazonas afasta diretor de presídio, acusado de corrupção

Brasil

Governo do Amazonas afasta diretor de presídio, acusado de corrupção

O diretor interino do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), José Carvalho da Silva, foi afastado do cargo pelo governador do Amazonas, José Melo. [Leia mais...]

Governo do Amazonas afasta diretor de presídio, acusado de corrupção

Foto: Agência Brasil

Por: Matheus Morais no dia 11 de janeiro de 2017 às 07:17

O diretor interino do Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), José Carvalho da Silva, foi afastado do cargo pelo governador do Amazonas, José Melo. A sanção administrativa foi decidida depois que veio a público a informação de que, semanas antes da chacina que vitimou pelo menos 56 presos da unidade, dois detentos tinham denunciado à Justiça estadual que diretores do presídio recebiam dinheiro de organizações criminosas para permitir a entrada de armas, drogas e celulares na unidade.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Amazonas, o diretor permanecerá afastado até que os fatos sejam esclarecidos. Se as denúncias forem confirmadas ao fim da apuração, ele poderá ser exonerado e processado. 

Segundo a Defensoria Pública do Amazonas, 19 dias antes da chacina em que 56 presos do Compaj foram assassinados por outros internos, os presidiarios Alcinei Gomes da Silveira e Gezildo Nunes da Silva entregaram à Defensoria duas cartas escritas à mão em que afirmavam estar recebendo ameaças de morte e temer por suas vidas, já que, segundo eles, presos ligados a facções criminosas que subornavam os diretores tinham acesso a armas, drogas e celulares.