Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Previsão de chuvas intensas no Feriado da Páscoa em grande parte do Nordeste

Brasil

Previsão de chuvas intensas no Feriado da Páscoa em grande parte do Nordeste

Também haverá intensificação das chuvas, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros (mm) entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29)

Previsão de chuvas intensas no Feriado da Páscoa em grande parte do Nordeste

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de março de 2024 às 14:58

A previsão do tempo para Páscoa, na próxima sexta-feira (29), é de tempo instável e com muita chuva na maioria da região Nordeste, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As chuvas começam a partir desta quarta-feira (27) e seguem até o domingo (31).

Também haverá intensificação das chuvas, com volumes mais significativos, podendo superar 100 milímetros (mm) entre quinta-feira (28) e sexta-feira (29), na faixa leste da região e, pontualmente, no agreste, desde a Bahia até o Rio Grande do Norte.

A intensidade das chuvas se deve ao transporte de umidade do Oceano Atlântico para o continente, aliado a uma maior atividade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Esse cruzamento contribui para a formação de áreas de instabilidade sobre a porção litorânea do Nordeste e, como consequência, o deslocamento das nuvens para o interior da região.

Nesta quarta-feira (27), a Meteorologia emitiu um aviso de mau tempo com chuvas intensas para o Nordeste, entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.