Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Número de mortos em operação no Jacarezinho sobe para 29, diz polícia do RJ

Brasil

Número de mortos em operação no Jacarezinho sobe para 29, diz polícia do RJ

Corporação afirma que "28 criminosos e o inspetor de polícia André Leonardo de Mello Frias morreram na operação"; legalidade da ação é questionada por entidades

Número de mortos em operação no Jacarezinho sobe para 29, diz polícia do RJ

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 08 de maio de 2021 às 13:44

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informou hoje (8) que subiu para 29 o número de mortos na operação policial realizada na última quinta-feira (6) na favela do Jacarezinho, na zona norte da capital. A corporação divulgou apenas a identidade do inspetor de polícia André Leonardo de Mello Frias, de 48 anos, e afirmou que os outros 28 mortos "eram criminosos".

Até o final da manhã de hoje, apenas três mortos tinham sido identificados: 

  • Isaac Pinheiro de Oliveira, o Pee da Vasco;
  • Richard Gabriel da Silva Ferreira, o Kako;
  • Rômulo Oliveira Lúcio, o Romulozinho.

Os três estão na lista de 21 denunciados pelo Ministério Público por tráfico de drogas e eram procurados pela polícia.

Considerada a mais letal da história do estado do Rio de Janeiro, a operação policial buscou desarticular uma quadrilha de traficantes de drogas que, entre outros crimes, era suspeita de aliciar menores de idade. 

Defensores dos direitos humanos questionam a legalidade da operação, que também despertou a preocupação da Ordem dos Advogados do Brasil, da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) e do o Alto Comissariado da Organização das Nações Unidas (ONU) para Direitos Humanos. As três instituições pediram investigações rigorosas e imparciais e ressaltaram o compromisso do Estado no respeito aos direitos humanos.

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, que é responsável por fiscalizar a legalidade da ação, emitiu uma nota na qual informa que está investigando as circunstâncias das mortes ocorridas durante a operação.