Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Prefeito de Mirante é afastado do cargo em operação da Polícia Federal

Bahia

Prefeito de Mirante é afastado do cargo em operação da Polícia Federal

A Polícia Federal, em conjunto com a CGU e o Ministério Público Federal, deflagrou nesta terça-feira (20), a Operação Belvedere, que busca desarticular uma organização criminosa instalada na Prefeitura Municipal de Mirante, município a 500 km de Salvador. [Leia mais...]

Prefeito de Mirante é afastado do cargo em operação da Polícia Federal

Foto: Reprodução/ Itiruçu online

Por: Bárbara Gomes no dia 20 de outubro de 2015 às 15:09

A Polícia Federal, em conjunto com a CGU e o Ministério Público Federal, deflagrou nesta terça-feira (20), a Operação Belvedere, que busca desarticular uma organização criminosa instalada na Prefeitura Municipal de Mirante, município a 500 km de Salvador. Na ação, o prefeito Hélio Ramos Silva, teve a função pública suspensa e está proibido de entrar nas dependências da prefeitura durante à operação da PF, sob suspeita de fraudes em licitação, desvio de recursos públicos, corrupção e lavagem de dinheiro.

O esquema acontecia através de irregularidades nas licitações. O Prefeito e o Presidente da Comissão de Licitação cuidavam da formalização do processo com o objetivo de direcionar o certame para que uma das empresas já selecionadas na organização criminosa saísse vencedora. Por sua vez, as firmas aceitavam participar da licitação e repartir os recursos públicos, repassados para elas. O dinheiro era transferido para as empresas através de uma conta corrente de um servidor municipal com o objetivo de não atrair a atenção das autoridades. A estimativa é de que as empresas envolvidas no esquema tenham recebido mais de 4 milhões de reais.

A operação está sendo conduzida pela Delegacia de Polícia Federal em Vitória da Conquista/BA. Já foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, bloqueio e sequestro de bens e valores de R$1.095.000,00, 11 Mandados de condução coercitiva, além de seis Mandados de suspensão do exercício da função pública e a proibição de acessar as dependências da Prefeitura, incluindo o próprio Prefeito, a primeira dama e outros servidores públicos ligados ao esquema, nas cidades de Mirante/BA, Livramento de Nossa Senhora/BA, Bom Jesus da Serra/BA, Poções/BA, Planalto/BA e Feira de Santana/BA.