Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Defensoria Pública pede que Justiça interdite presídio em Ilhéus

Bahia

Defensoria Pública pede que Justiça interdite presídio em Ilhéus

Foi divulgada nesta terça-feira (20) pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), que no dia 11 de fevereiro, fez um pedido à Justiça de interdição parcial do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, no sul da Bahia. [Leia mais...]

Defensoria Pública pede que Justiça interdite presídio em Ilhéus

Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Por: Matheus Morais no dia 23 de fevereiro de 2018 às 09:21

Um pedido à Justiça de interdição parcial do Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, no sul da Bahia, foi divulgado nesta terça-feira (20) pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA). A solicitação foi protocolada no dia 11 de fevereiro. O órgão alega falta de estrutura e superlotação na unidade e que já havia denunciado os problemas à Justiça.

Contudo, o pedido vai ser analisado pelo juiz da Vara da Fazenda Pública local. De acordo com a DPE, no mês de dezembro de 2017, aconteceu um desabamento que deixou dois presos feridos. O órgão afirmou que há três anos acompanha os problemas estruturais e já havia pedido a interdição em 2014. Entretanto, apenas 11 celas, que estão mais comprometidas com buracos nas paredes e ferrugens nas grades, já estão bloqueadas.

Além de problemas estruturais e descumprimento dos padrões de segurança contra incêndio, a Defensoria apontou superlotação no presídio, que possui 250 detentos, mas com capacidade para 180 pessoas. Oitenta presos estão na parte que foi pedida a interdição O local tem 60 celas.