Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Imbróglio de pontes em Vera Cruz tem decisão judicial que contradiz legislações

Bahia

Imbróglio de pontes em Vera Cruz tem decisão judicial que contradiz legislações

Os moradores de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, enfrentam problemas para transitar na região da praia entre Mar Grande e a Penha. Um aumento no fluxo de motocicletas e quadriciclos nas areias, prática proibida pelas legislações federal e municipal, preocupa veranistas e nativos e é causado por um imbróglio judicial que trava a mobilidade nas proximidades da Estrada da Gamboa [Leia mais...]

Imbróglio de pontes em Vera Cruz tem decisão judicial que contradiz legislações

Foto: Leitor/Metro1

Por: Matheus Simoni no dia 12 de janeiro de 2018 às 12:50

Os moradores de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, enfrentam problemas para transitar na região da praia entre Mar Grande e a Penha. Um aumento no fluxo de motocicletas e quadriciclos nas areias, prática proibida pelas legislações federal e municipal, preocupa veranistas e nativos e é causado por um imbróglio judicial que trava a mobilidade nas proximidades da Estrada da Gamboa. O problema teve início com a construção de uma ponte nos fundos da área homônima à rua, que acabou gerando polêmica.

O Jornal da Metrópole apurou que uma ação foi ajuizada para suspender o empreendimento por considerar a ação ilegal, já que teria sido erguida em uma área de preservação. A Justiça, por meio do juiz federal Evandro Reimão Reis, da 10ª Vara de Salvador, embargou a ponte nova e determinou que a prefeitura viabilizasse o fluxo na antiga passagem, que fica a menos de 100 metros de distância, sob pena de pagar uma multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento. No entanto, esta ponte anterior é localizada na areia e apresenta condições precárias. De acordo com o Judiciário, ficou determinado à Prefeitura “colocação de obstáculos que impeçam a passagem de pedestres e qualquer transporte automotor...”.

Diante do risco à preservação das praias e o perigo iminente com a manutenção de um equipamento frágil, uma verdadeira guerra se instalou entre associações de moradores das duas localidades. Entenda a polêmica no JM. Clique aqui e baixe a edição desta semana.