Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Conselho Regional de Medicina da Bahia registrou mais de mil denúncias em 2 anos

Bahia

Conselho Regional de Medicina da Bahia registrou mais de mil denúncias em 2 anos

No período de 2 anos o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) registrou 1.141 denúncias contra profissionais cadastrados na instituição. Isso equivale a cerca de 47 denúncias por mês neste período, de acordo com informações do Jornal A Tarde. [Leia mais...]

Conselho Regional de Medicina da Bahia registrou mais de mil denúncias em 2 anos

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 21 de agosto de 2017 às 14:49

No período de 2 anos o Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) registrou 1.141 denúncias contra profissionais cadastrados na instituição. Isso equivale a cerca de 47 denúncias por mês neste período, de acordo com informações do Jornal A Tarde.

O órgão fiscalizador da categoria, atualmente, tem 561 processos em tramitação. Já entre 2012 e 2016, o Cremeb registrou 3.947 queixas.“Esses números não representam apenas procedimentos em que há relação com o ato médico no sentido restrito”, disse o corregedor do Conselho Regional de Medicina, José Abelardo Garcia de Menezes, em nota, ao Jornal A Tarde.“Entre esses casos que recebemos no Cremeb também existem denúncias de administração hospitalar, auditora, remuneração profissional, entre outros”, acrescentou.

Dos casos registrados, após julgamento, 562 dos 962 profissionais recberam absolvição. Foi aplicado ainda pelo Conselho: 157 censuras confidenciais, 116 censuras públicas em diário oficial, 107 advertências confidenciais, 14 suspensões por 30 dias, e três cassações de registros. A média para o julgamento de um processo no Conselho, conforme afirmou Menezes, é de 30 meses. 42 conselheiros e 17 delegados regionais fiscalizam o exercício de 21.447 médicos ativos nos municípios baianos.