Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Lençóis tem pontos turísticos novamente interditados por causa de esquistossomose

Bahia

Lençóis tem pontos turísticos novamente interditados por causa de esquistossomose

Parte da Fazenda Santo Antônio e uma localidade conhecida como Remanso, em Lençóis, na Chapada Diamantina, foram interditados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) por causa do índice de infestação de esquistossomose estar acima de 50%. [Leia mais...]

Lençóis tem pontos turísticos novamente interditados por causa de esquistossomose

Foto: Reprodução / Youtube

Por: Luiza Leão no dia 21 de junho de 2017 às 16:26

Parte da Fazenda Santo Antônio e uma localidade conhecida como Remanso, em Lençóis, na Chapada Diamantina, foram interditados pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) por causa do índice de infestação de esquistossomose estar acima de 50%. A doença, também conhecida como barriga d'água, é causada por infecção por parasita. Os sintomas principais são febre, calafrios, dores de cabeça, dores abdominais e náuseas. 

De acordo com o coordenador do Núcleo Regional de Saúde do Centro Leste, Edy Santos, a interdição foi mais para sinalizar os turistas. 'A gente colocou placas sinalizando que seria proibida a entrada para banho', explicou ao Metro1. Segundo ele, não há uma guarda montada no local, nem fita isolando ou proibindo os turistas de tirarem fotos nas duas localidades. 'Por questão de saúde pública foi colocada uma placa informando que a área está infectada por esquistossomose. Isso não é por rumores, mas por exames, acrescentou.

Desde abril uma equipe formada por 25 agentes estão atuando em um laboratório montado no município para evitar novos casos da doença. A Sesab, além de deslocar os profissionais, está distribuindo panfletos para os turistas, desde que um surto mais grave envolvendo 18 ciclistas de Minas Gerais foram infectados. 'A medida que tem que ser tomada já foi feita desde o início e vai continuar até o surto ser debelado por completo', disse Santos.

O coordenador disse ainda que não acredita que a epidemia da esquistossomose vá afetar a economia local. 'A Chapada é constituida por 25 municípios. Estamos falando pontualmente do município de Lençóis. Não tem nenhum impacto negativo, não. Não há como macular a imagem da chapada por causa de uma situação pontual', avaliou.