Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 27 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Mais de 10 mil metros de rede de pesca são apreendidos em Ibotirama; Pescadores são multados

Bahia

Mais de 10 mil metros de rede de pesca são apreendidos em Ibotirama; Pescadores são multados

A malha – distância entre os nós da rede - definida para a região é de 14 centímetros, e os pescadores foram flagrados com redes com malha de tamanho entre seis e oito centímetros. Dois pescadores foram multados e outros que se encontravam no local conseguiram fugir. [Leia mais...]

Mais de 10 mil metros de rede de pesca são apreendidos em Ibotirama; Pescadores são multados

Foto: Divulgação

Por: Jessica Galvão no dia 22 de abril de 2017 às 15:31

Durante quatro dias de atividades na região Oeste da Bahia, agentes da Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) apreenderam 10.500 metros de rede de pesca. O material foi recolhido na cidade de Ibotirama e no município circunvizinho de Muquém do São Francisco e estavam fora do padrão determinado em portaria pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, o Ibama.

A malha – distância entre os nós da rede - definida para a região é de 14 centímetros, e os pescadores foram flagrados com redes com malha de tamanho entre seis e oito centímetros. Dois pescadores foram multados e outros que se encontravam no local conseguiram fugir.

Os técnicos da FPI ficaram surpresos com a quantidade de rede irregular apreendida na região. 'Em termos comparativos, quando realizamos a FPI em Juazeiro, nós apreendemos 12 mil metros de rede de pesca irregular, em quinze dias de operação. Aqui, foi essa quantidade surpreendente de 10.500 metros, em apenas quatro dias de trabalho em campo', disse Alberto Santana, analista Ambiental do Ibama.

Segundo o órgão, quando as redes de pesca não estão dentro do padrão, o desenvolvimento dos filhotes de peixes e de outros pescados, que são capturados, ficam comprometidos.