Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Governo Federal reconhece estado de emergência em mais um município da Bahia

Bahia

Governo Federal reconhece estado de emergência em mais um município da Bahia

O Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em sete municípios atingidos por desastres naturais em estados como a Bahia, o Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15). [Leia mais...]

Governo Federal reconhece estado de emergência em mais um município da Bahia

Foto: Notícias de Santaluz/ Divulgação

Por: Laura Lorenzo no dia 15 de fevereiro de 2017 às 14:19

O Ministério da Integração Nacional reconheceu situação de emergência em sete municípios atingidos por desastres naturais em estados como a Bahia, o Acre, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15), e é o primeiro passo para que as prefeituras solicitem apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) para ações emergenciais de socorro.

Na Bahia, o município de Santaluz teve a situação de emergência reconhecido por conta da estiagem. Nos outros estados, o reconhecimento federal foi decorrente de inundações em Rodrigues Alves e Tarauacá, no Acre, e Ipixuna, no Amazonas; enxurradas em Iconha, no Espírito Santo; tornados em Capivari do Sul, no Rio Grande do Sul; e de chuvas intensas em Joinville, em Santa Catarina. 

Para ter acesso a recursos emergenciais, as prefeituras devem apresentar o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), disponível no site do Ministério da Integraçao Nacional. Após a análise técnica por equipes da Sedec, o Ministério da Integração Nacional definirá o valor do recurso a ser disponibilizado.