Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Bahia

Com seis novas rotas, veja como vai funcionar o sistema viário BR-Águas Claras

No último domingo (4), o Governo do Estado inaugurou o novo sistema viário BR-Águas Claras, que vai desafogar o trânsito da região. Seis novas rotas de tráfego estarão disponíveis para os motoristas que trafegam pelo local a partir de quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil [Leia mais...]

Com seis novas rotas, veja como vai funcionar o sistema viário BR-Águas Claras

Foto: Lucas Pondé/Conder

Por: Matheus Simoni no dia 05 de setembro de 2016 às 08:46

No último domingo (4), o Governo do Estado inaugurou o novo sistema viário BR-Águas Claras, que vai desafogar o trânsito da região. Seis novas rotas de tráfego estarão disponíveis para os motoristas que trafegam pelo local a partir de quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil.

A data de liberação foi definida pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder) para garantir que a adaptação dos motoristas às novas rotas ocorra sem transtornos para o trânsito, em um dia de pouca circulação de veículos. No início, orientadores de trânsito vão atuar na região a partir da liberação das vias. Confira as seis rotas possíveis:

- Da BR-324 para Águas Claras ou Cajazeiras: entra na Via Marginal, desce a primeira à direita, pega o sistema novo e sobe pela Rua Celika Nogueira.

- Da BR-324 (sentido Feira de Santana) para voltar a Salvador ou pegar a Estrada do Derba: entra na Via Marginal e desce na alça de retorno, passando embaixo do viaduto.

- De Águas Claras ou Cajazeiras em direção à BR-324: desce pela Rua Oswaldo Leal e pega o sistema novo, chegando ao sentido da via que preferir.

- De Salvador para a Via Regional: pega a Via Marginal da BR-324, após a passarela lilás, desce na primeira alça, pega o sistema novo e vai direto.

- Da Estrada do Derba para a Via Regional: passa embaixo do viaduto e segue direto pelo sistema novo.

- Da Estrada do Derba para Feira de Santana: passa embaixo do viaduto e sobe a primeira alça à direita, chegando à nova Via Marginal. 

'Curta Bahia' vai animar a população após a inauguração

O ‘Curta Bahia’, evento gratuito com uma série de atividades culturais, serviços e lazer para as famílias, marcou a inauguração do sistema viário BR-Águas Claras neste domingo (4), das 8h às 14h. A programação foi iniciada com um aulão de ginástica e alongamento. Um dos pontos altos do projeto foi o show do cantor Magary Lord, realizado logo após o ato de inauguração com o governador Rui Costa. A programação incluiu ainda apresentações do grupo de teatro infantil Stripulia, do cantor Tio Paulinho e de um grupo local de percussão, além de brincadeiras e a biblioteca móvel da Secretaria de Cultura (Secult). Corte de cabelo, marcação de mamografia, aferição de pressão e glicemia também foram oferecidos pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). 

Confira a programação completa do ‘Curta Bahia’:

  • 8h - Aulão de ginástica e alongamento
  • 9h30 - Ato de inauguração com o governador Rui Costa 
  • 10h30 - Apresentação de Magary Lord
  • 12h - Apresentação de Stripulia
  • 13h - Apresentação de Tio Paulinho
  • 14h - Encerramento

Veja o vídeo de como vai ficar o novo sistema viário: