Bahia
Catraca emperrada: Fábio Mota critica suspensão de cartão do idoso em Salvador
O cancelamento dos 147 mil cartões de gratuidade para idosos em ônibus, na última segunda-feira (15), gerou polêmica em Salvador. A suspensão se deu após uma ação civil da Defensoria Pública do Estado da Bahia e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), contra a ferramenta. [Leia mais...]
Foto: Reprodução
O cancelamento dos 147 mil cartões de gratuidade para idosos em ônibus, na última segunda-feira (15), gerou polêmica em Salvador. A suspensão se deu após uma ação civil da Defensoria Pública do Estado da Bahia e do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que classifica a ferramenta como "restritiva". O secretário de Mobilidade de Salvador (Semob), Fábio Mota, foi entrevistado por José Eduardo, na Rádio Metrópole, na manhã desta quarta-feira (17), e lamentou o fim do benefício. "Infelizmente, é uma decisão judicial. A prefeitura tem que cumprir", afirmou.
"[O cartão] nunca foi obrigatório pra nenhum idoso. O Estatuto determina que a gratuidade no sistema de transporte público de Salvador [para pessoas com 65 anos ou mais] se dê através da identidade. Nós observamos que a carteira de identidade por sí só, quando apresentada ao rodoviário, o cobrador precisa fazer uma conta pra saber se aquela pessoa tem ou não 65 anos. Isso causa problema para os próprios idosos", ressaltou.
Questionado sobre a solução pensada — já que os idosos não poderão passar pela catraca apenas com o RG — o secretário afirmou que sugeriu a abertura da "porta do meio" dos veículos nas paradas. "Estamos buscando uma solução. Estamos convencendo as concessionárias a dar acesso a todo o veículo e não só antes da catraca", disse.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.