Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Bahia

/

Lama da barragem de Mariana pode ter chegado ao sul da Bahia, diz Ibama

Bahia

Lama da barragem de Mariana pode ter chegado ao sul da Bahia, diz Ibama

Dois meses após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), o Ibama informou, nesta quinta-feira (7), que a lama de rejeitos de minério pode ter chegado ao sul da Bahia, inclusive à região do arquipélago de Abrolhos. A presidente do Ibama, Marilene Ramos, afirmou que, devido ao vento, a mancha que estava se espalhando em direção ao litoral sul do Espírito Santo também seguiu para o norte. [Leia mais...]

Lama da barragem de Mariana pode ter chegado ao sul da Bahia, diz Ibama

Foto: Paulo de Araújo/Ministério do Meio Ambiente

Por: Stephanie Suerdieck no dia 07 de janeiro de 2016 às 19:44

Dois meses após o rompimento da barragem da Samarco, em Mariana (MG), – cujos donos são a Vale e a anglo-australiana BHP Billiton –, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou, nesta quinta-feira (7), que a lama de rejeitos de minério pode ter chegado ao sul da Bahia, inclusive à região do arquipélago de Abrolhos, que é um dos principais santuários brasileiros de flora e fauna marinhos. A presidente do Ibama, Marilene Ramos, afirmou que, devido ao vento, a mancha que estava se espalhando em direção ao litoral sul do Espírito Santo também seguiu para o norte. “A mancha vinha se comportando na direção sul, mas nos últimos dois dias, em função da entrada de um vento sul muito forte, ela também se espraiou para o litoral norte e nós hoje fizemos um sobrevoo na região das praias do sul da Bahia e do parque de Abrolhos e já registramos a presença de lama que, pelo aspecto visual, pela forma que foi avistada nesse sobrevoo, tudo indica que seja a própria mancha, bastante diluída, que está se estendendo ao longo do litoral do Espírito Santo”, disse.

O acidente aconteceu em 5 de novembro de 2015, quando a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou que não havia risco da lama chegar até Abrolhos. O rompimento da barragem provocou uma enxurrada de lama na região Central de Minas Gerais, que seguiu pelo Rio Doce, até chegar ao litoral do Espírito Santo, depois de ter passado e devastado municípios mineiros e capixabas. Ainda segundo a presidente do Ibama, a Samarco foi notificada para iniciar a coleta de amostras na região, com o objetivo de conhecer a origem da mancha identificada no local. O resultado deve ser divulgado num prazo de dez dias, de acordo com Marilene Ramos. Mesmo sem a confirmação oficial, ela disse, no entanto, que técnicos que conhecem o local "tiveram praticamente certeza" de que a lama visualizada é oriunda do desastre em Minas Gerais.