Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Projeto propõe liberar venda de remédios sem aval da Anvisa

Saúde

Projeto propõe liberar venda de remédios sem aval da Anvisa

A proposta restringe a autorização automática a medicamentos já aprovados nos Estados Unidos, no Japão, no Canadá e na União Europeia

Projeto propõe liberar venda de remédios sem aval da Anvisa

Foto: Pixabay

Por: Kamille Martinho no dia 22 de julho de 2019 às 14:20

Um projeto de lei protocolado na Câmara e apoiado por deputados de dez partidos prevê um esvaziamento nas funções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A ideia é permitir a entrada de remédios no País sem precisar passar pelo crivo do órgão de controle. As informações são do Estadão. 

A proposta restringe a autorização automática a medicamentos já aprovados nos Estados Unidos, no Japão, no Canadá e na União Europeia. Segundo o autor do projeto, General Peternelli (PSL-SP), o motivo é que essa autorização demora muito e prejudica pacientes, principalmente portadores de doenças raras. 

"A Anvisa dá prioridade para o caso das doenças raras, mas muitas vezes o tempo que leva é muito prolongado”, disse.

A Anvisa, porém, afirma que é necessário uma série de procedimentos para que medicamentos vindos de fora possam circular no País, o que impede uma aprovação automática. "O reconhecimento automático, sem análise, pode ocasionar a aprovação de um produto com especificações diferentes daquelas aprovadas por determinada agência reguladora", diz o órgão em nota.