Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Rádio Metropole

/

Presidente da CAR destaca avanço na agricultura familiar da Bahia: "muito valorizada por nós"

Rádio Metropole

Presidente da CAR destaca avanço na agricultura familiar da Bahia: "muito valorizada por nós"

Jeandro Ribeiro destacou que são 593.411 estabelecimentos de agricultura familiar espalhados por todo o estado

Presidente da CAR destaca avanço na agricultura familiar da Bahia: "muito valorizada por nós"

Foto: Filipe Luiz/Metropress

Por: Metro1 no dia 01 de setembro de 2023 às 09:06

Atualizado: no dia 01 de setembro de 2023 às 10:02

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) Jeandro Ribeiro apontou que a empresa sempre foi uma pauta dos movimentos sociais. Em entrevista para a Rádio Metropole, Ribeiro comentou sobre os novos avanços proporcionados pela empresa em áreas como a agricultura familiar.

A Companhia é empresa pública pertencente à administração indireta do Estado da Bahia e para os próximos três anos, tem como foco potencializar a gestão e comercialização de 402 agroindústrias construídas ou requalificadas por ela.

Segundo Ribeiro, a empresa tem avançado cada vez mais com a transformação produtiva sustentável. Entre as principais razões, está o aumento da produção de alimentos, a preservação do meio ambiente e a geração de empregos para agricultores e comunidades tradicionais. “A CAR passou de ser apenas uma empresa de celebrar acordos de empréstimos e passa a ser uma empresa de gerar oportunidades para as pessoas que estão nos quatro cantos da Bahia, com a agricultura familiar”, explicou.

De acordo com Jeandro, são 593.411 estabelecimentos de agricultura familiar na Bahia e a empresa tem um total de 1.840 projetos para empreendimentos nessa área. “Você leva essa oportunidade para esses agricultores e você vê essa melhoria na vida deles. Tudo isso causado por uma política pública que teve a capacidade de juntar esforços para fazer acontecer”.

Durante a entrevista, o diretor também ressaltou que essa forma de produção não utiliza agrotóxicos em sua grande maioria. “A agricultura familiar é associada à saúde, à sustentabilidade e à geração de renda porque ela produz para o seu autoconsumo e ninguém que vai produzir para sua família coloca veneno. Por isso que ela é muito valorizada por nós”.

Confira a entrevista na íntegra: