Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Política

/

Osmar Terra defende fechar Anvisa caso plantio de cannabis seja aprovado

Política

Osmar Terra defende fechar Anvisa caso plantio de cannabis seja aprovado

“Os caras que querem liberar a maconha se escondem atrás do desespero das mães de pacientes”, diz o ministro

Osmar Terra defende fechar Anvisa caso plantio de cannabis seja aprovado

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Juliana Rodrigues no dia 23 de julho de 2019 às 13:00

O ministro da Cidadania, Osmar Terra (MDB), defendeu, hoje (23), em entrevista ao portal Jota, o fechamento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) caso o órgão aprove regras sobre plantio de cannabis no Brasil para produção de medicamentos.

“Pode ter ação judicial. Pode até acabar a Anvisa. A agência está enfrentando o governo. É um órgão do governo enfrentando o governo. Não tem sentido”, afirma.

Segundo o ministro, o debate sobre medicamentos à base de cannabis é uma "fachada" para um plano de liberação do uso recreativo de todas as drogas. “Os caras que querem liberar a maconha se escondem atrás do desespero das mães de pacientes”, diz Terra. Na visão do titular da pasta, a liberação é interesse tanto do presidente da Anvisa, William Dib, quanto da indústria interessada na produção de terapias com canabinóides.

O ministro defende uso de medicamento com canabidiol sintético, que está em desenvolvimento pela farmacêutica brasileira Prati-Donaduzzi, mas nega que esteja advogando pela empresa.

Além de eliminar a necessidade do plantio, o medicamento sintético não contém THC, substância apontada por Terra como maléfica. Parte dos especialistas, porém, apontam que é justamente a interação de substâncias como THC e canabidiol que traz benefícios aos pacientes. O único produto à base de cannabis registrado na Anvisa, o Mevatyl, possui THC e canabidiol. Para Terra, o medicamento deve ser retirado do mercado assim que a alternativa sintética for aprovada. Embora outros países tenham autorizado o uso do Mevatyl, o ministro afirma que eles "estão errados".