Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

‘É como tentar curar febre quebrando termômetro’, diz SBF sobre ataques de Bolsonaro ao Inpe

O presidente questionou dados fornecidos pelo instituto sobre desmatamento na Amazônia

‘É como tentar curar febre quebrando termômetro’, diz SBF sobre ataques de Bolsonaro ao Inpe

Foto: Divulgação/INPE

Por: Lara Curcino no dia 22 de julho de 2019 às 19:32

A Sociedade Brasileira de Física, por meio da diretoria e do conselho, se manifestaram em defesa dos dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que mostram aumento de 68% no desmatamento da Amazônia de julho do ano passado a este mês.

O diretor do Inpe, Ricardo Galvão, sofreu questionamentos quanto à veracidade da informação por parte do presidente Jair Bolsonaro. Em resposta às contestações, A SBF afirma que o instituto tem “competência adquirida e reconhecida internacionalmente nas áreas de atividade de Ciências Espaciais e Atmosféricas, Ciências Ambientais e Meteorológicas, e Engenharia e Tecnologias Espaciais” e que “a história de grandes iniciativas do Inpe traduz a sua capacidade em dar respostas científicas”. 

Em nota, foi dito ainda que o prejuízo para a imagem do Brasil no exterior trazido com o desmatamento da Amazônia “não será revertido com a omissão na divulgação de dados científicos” e que “atribuir este problema internacional à obtenção e divulgação das informações pelo Inpe é como tentar curar a febre quebrando o termômetro”. 

Ao fim do texto, a SBF exige respeito pelo trabalho desempenhado no instituto e pela integridade dos cientistas que contribuem com esse serviço, a exemplo de Ricardo Galvão.