Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 22 de março de 2024

Política

Já demos uma trava na Petrobras, diz áudio atribuído a Onyx

Conversa teria ocorrido entre ministro e caminhoneiro, que divulgou áudio nas redes sociais

Já demos uma trava na Petrobras, diz áudio atribuído a Onyx

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Por: Juliana Almirante no dia 20 de abril de 2019 às 11:00

Um áudio atribuído ao ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni (DEM), foi divulgado em grupos de WhatsApp de caminhoneiros ontem (19).

Na conversa, para exemplificar o apoio do governo, o ministro lista algumas iniciativas para mostrar a disposição do governo nos reajustes de preço de combustíveis na Petrobras.

“Já demos uma trava na Petrobras. Qualquer modificação de preço, no mínimo entre 15 e 30 dias, não pode ter menos que isso”, afirma o interlocutor que seria Onyx.

“O presidente entrou nisso, tu vai ver que já muitas coisas vão começar a acontecer já nesta semana. O presidente amanhã deve se manifestar pelas redes sociais em direção à categoria dos caminhoneiros, particularmente aos autônimos”, completa.

De acordo com a Folha, a conversa teria ocorrido entre Onyx e o caminhoneiro Marconi França, no dia 27 de março. Na véspera desta data, a Petrobras havia anunciado mudanças na política de reajuste de diesel. As revisões de preços passaram a respeitar o prazo de 15 dias.

No dia seguinte (28), em transmissão por meio das redes sociais, Bolsonaro apoiou os caminhoneiros e tratou das medidas anunciadas pela Petrobras.

O caminhoneiro foi ouvido pela Folha e relatou que, na época, teve autorização do ministro para compartilhar o áudio. “Foi uma conversa minha com ele [Onyx]. Ele é um cara que está aberto ao diálogo, está tentando resolver os problemas da categoria e ao mesmo tempo um problema do governo, porque, sem caminhão, o Brasil para”, elogiou.

Ele disse ainda não saber por que o áudio voltou circular. “Talvez sejam pessoas interessadas em uma nova paralisação”, acredita.

Nesta semana, caminhoneiros divulgaram que podem fazer nova paralisação no dia 29.