Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Internacional

Houston tem festa para celebrar momento exato em que homem pisou na Lua há 50 anos

Milhares de pessoas marcaram presença na festa, que ainda contou com um telão montado para exibir imagens do momento histórico

Houston tem festa para celebrar momento exato em que homem pisou na Lua há 50 anos

Foto: Reprodução / YouTube

Por: Juliana Rodrigues no dia 21 de julho de 2019 às 11:00

A cidade de Houston, nos Estados Unidos, onde fica a sala de controle da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), comemorou com fogos de artificio o momento exato em que o homem pisou na Lua pela primeira vez, há 50 anos, no fim da noite de ontem (20). Milhares de pessoas marcaram presença na festa, que ainda contou com um telão montado para exibir imagens do momento histórico.

A missão Apollo 11 pousou na Lua, satélite natural da Terra, em 20 de julho de 1969, exatamente às 17h17, pelo horário de Brasília. Estavam a bordo os astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Pouco mais de seis horas depois, às 23h56 (horário de Brasília), Armstrong, o primeiro a descer, pisou em solo lunar. Logo depois, foi a vez de Aldrin. Um terceiro astronauta que também participou da missão, Michael Collins, permaneceu em órbita lunar no módulo de comando Columbia, o único meio de transporte dos astronautas para voltar para a Terra.

Na sexta (19), o presidente americano, Donald Trump, recebeu Aldrin e Collins na Casa Branca, como parte das comemorações do cinquentenário. Como Armstrong morreu em 2012, seus filhos Eric e Marke e outros familiares estiveram no Salão Oval.